Olhares sobre o ESC2014: Alemanha

Intérprete(s): Elaiza
Canção: Is it right




André Moreira: A proposta alemã não me convence. Assumo que dentro do estilo é uma música boa, mas que no meio de tantas propostas acaba por se perder. Fiquei surpreendido por esta vitória e admiro a vontade de inovação e de criação de uma atmosfera bastante diferente na Eurovisão por parte dos alemães. "Is it right.. or is it wrong?" - de facto não sei responder, a mim está entre uma e outra, apenas na certeza de que este refrão me ficou na cabeça à primeira audição. 

4 pontos ​

Eurico Alves: Gosto deste tema diferente da Alemanha. Bem interpretado, jovial, original mas sem algo que o destaque dos outros e que o torne memoravel...é bom que temas como este comecem a ser mais recorrentes no ESC porque limpam a imagem do certame e tornam-no mais atual. Este em especifico nao vai longe na final do ESC mas agrada-me por isso:

7 pontos

Fabiana Silva: Sou suspeita para falar da Alemanha pois minha família também tem descendência ucraniana/polonesa (nesse momento, eu entendo o voto de diáspora e o sentimento dos fãs que fazem isso). Quando Elaiza ganhou a final nacional, eu fiquei muito feliz, pois era minha música favorita: misturas entre folk e outros estilos mais internacionais sempre me empolgam, ainda mais quando são precisamente realizadas. "Is it right" tem um belo conjunto da obra, juntando ótimo arranjo, excelente instrumental e uma cantora que transmite a mensagem da melhor forma possível. Não vejo grande resultado para os alemães, mas espero que eles não fiquem no bottom.

10 pontos

João Diogo: Quem diria que numa final com tantos nomes conhecidos ganhariam as desconhecidas. Foi das minhas favoritas da final e por isso fiquei contente com isso. Tem, no entanto, vindo a descer no meu top. Gosto do ar irreverente da cantora. O instrumental mistura bastante bem elementos mais tradicionais com modernidade

7 pontos

Nelson Costa: A Alemanha traz-nos uma grande voz, uma melodia engraçada, numa canção que, em torno de sons tradicionais, consegue ser moderna e contemporânea. O problema desta canção é que, estando tudo muito bem, não consegue ter nada que a distinga em comparação com os demais temas a concurso. 

6 pontos

Patrícia Gargaté: Gosto muito deste tema mas não sei porquê não é de todo o que me vem à cabeça quando se fala das boas canções deste ano. A canção é de facto boa mas deixa-se esquecer um pouco. Talvez com algo chamativo em palco resulte, mas pessoalmente duvido que isso aconteça.

8 pontos

Paulo Morais: Assim numa primeira vista, olho para a aposta da Alemanha e vejo os Flor-de-lis, engraçado é que sinto as mesmas boas energias. Esta Elaiza surgiu assim do nada, cantou, encantou e venceu,e muito bem a sua final. Dona de uma voz interessante canta um tema que me entra bem e à primeira, se fechar os olhos vejo facilmente uma rua antiga, um café na França, Bélgica, gosto… 

10 pontos

Pedro Sá: Fraquíssimo. Pura e simplesmente!

2 pontos

Rogério Berrucho: “Is it right”… Aí Aí Aí Aít… Que grande seca que esta canção me traz. Já sei que há muitos que idolatram este tema, mas eu abomino-o; deve ser daqueles que se ama ou se odeia. Não consigo gostar, apesar de lhe reconhecer alguma qualidade!

2 pontos

Sânio Silva:  Uma canção que mistura elementos folclóricos com indie pop na medida certa. As meninas fazem um excelente trabalho no palco, a vocalista tem uma ótima voz, e sabe usá-la muito bem. O tema é simples, mas cheio de personalidade e muito marcante, e talvez por isso venceu vários grandes nomes na seletiva alemã. Pode ser a grande surpresa do ano.

10 pontos

Total: 66 pontos

 Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

3 comentários:

  1. Adoroooo, está no meu top10. Muito melhor que aquela foleirada do ano passado. No meio de tanta música parecida esta consegue destacar-se.

    ResponderEliminar
  2. Sobretudo depois de ter lido a "descendência" da Fabiana Silva pus-me a interrogar-me se a Elaiza era filha dela... Mas não, deve ter sido lapso e Fabiana Silva queria dizer "ascendência" ucraniano-polaca...

    Seja como for... esta canção bateu os favoritos na final nacional. Vai muito provavelmente fazer o mesmo na Eurovisão, já que uma sua compatriota ganhou com uma canção bem pior há uns anos. É o tipo de música que agrada à onda actual da juventude. Não é uma canção pirosa como muitas baladas de 2014 que já se ouviram tantas e tantas vezes no decorrer dos anos eurovisivos. Quem previu a vitória da Lena em 2011? E o sucesso desta pérola? Inesperado?

    10 pts !

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  3. Em 2011 acho que ninguém previu a vitória da Lena...e ela acabou por não ganhar. Em 2010 é que ela ganhou e pouca gente percebeu essa vitória, foi algo supreendente.

    ResponderEliminar