Olhares sobre o ESC2014: Albânia

Intérprete(s): Hersi
Canção: One Night's Anger




André Moreira: Um tema rock com um toque épico que resultaria em Albanês e que em Inglês perde encanto, força, essência... fiquei realmente desiludido por terem optado pela língua Inglesa num tema que pede imenso uma língua que não a que irá ser apresentada. Não sei até que ponto esta música poderá resultar na Eurovisão. É uma verdadeira incógnita. Na minha opinião o tema não é muito impactante e não merece passar à final. 

4 pontos

Eurico Alves: Esta que já foi uma das minhas canções favoritas do ano, é hoje uma desilusão. A Albânia devia continuar a apostar na versão original da canção, que ganhou uma nova roupagem bem mais esquecível e sem tanta qualidade ao nível do instrumental. Faz-me lembrar o ano de 2011 no sentido em que, mais uma vez, se há coisa que a Albânia parece não saber fazer são segundas versões e videoclips.

5 pontos

Fabiana Silva: A Albânia jogou no lixo uma belíssima oportunidade de ser finalista, até de terminar no top-10. A versão em inglês "One night's anger" ficou muito amadora e nem a voz doce e muito técnica de Hersi conseguiu salvá-la. A versão em albanês, apresentada no Festivali i Kenges, era muito mais dramática e interessante e talvez rumasse a um resultado similar ao de "Suus". A desculpa de que 'o público irá entender a mensagem da letra' não cola mais: hoje pesquisamos a tradução na internet e a pronúncia da cantora é tão fraca que pouco entendemos o que ela está cantando. Uma pena!

4 pontos

João Diogo: Apesar de não perceber patavina gostava muito mais da versão albanesa. Perdeu força, perdeu o sentimento, ficou demasiado morna e sem pontos altos. Se seguir o exemplo dos últimos anos, vai estar parada em palco, o que não abona a seu favor. Safa-se a Hersi que canta bastante bem.

3 pontos

Nelson Costa: Uma datada balada balcânica com elementos rock… Eu preferia ouvir este tema numa voz mais potente, com mais garra. Há algo no timbre  de Hersiana Matmuja que me faz desligar passados 20 segundos de começar a ouvir a canção.

4 pontos

Patrícia Gargaté: Outra canção que perdeu com a mudança de idioma. Perdeu também aquele início bombástico que, para mim, era a chave da canção. Adorava-a inicialmente e por isso ao ouvi-la agora ainda me deixa com vontade de cantar. Como ficaria melhor se deixassem como estava!

7 pontos

Paulo Morais: Mesmo que não soubesse qual era o país que enviava esta canção logo na primeira audição adivinharia a sua origem. Pois é: mais uma vez a Albânia envia uma canção bem instrumentalizada e bem cantada. Apesar de achar esta aposta boa, não sei se será suficiente para voltar a pisar o palco eurovisivo na final do concurso.

8 pontos

Pedro Sá: Os mesmos defeitos do "Vida Minha" mas em pior... em muito pior! Ou seja, incapacidade em chamar a atenção. Esta canção é um tiro completamente ao lado.

3 pontos

Rogério Berrucho: “One Night's Anger”, mais uma balada rock, agrada-me bastante, se bem que preferia a versão em albanês. Mesmo assim, Hersi tem uma excelente presença e força vocal, o instrumental é bastante bom, com harmonia e qualidade na composição, e a letra agrada. No entanto, a ausência de alguns países balcânicos pode não ajudar.

6 pontos

Sânio Silva: A canção é muito bonita, e Hersi é sem dúvida uma vocalista talentosa e muito bem treinada. Contudo, mais uma vez, a Albânia não tem uma proposta agressiva, é apenas uma boa contribuição para o show. Talvez fosse melhor manter a canção é albanês, mas ainda tem uma atmosfera de magia, construída por uma melodia belíssima e simples, pela fantástica voz de Hersi, e por um arranjo bonito e despretensioso.

6 pontos

Total: 50 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

2 comentários:

  1. Palavras para que?
    Em albanês esta musica era bem mais interessante...e o video ainda me deixa mais desmoralizada...ñ entendo nada,é uma confusão pegada...ñ acho aquela "raiva" da Hersi muito real na verdade acho ridícula =|

    ResponderEliminar
  2. "num tema que pede imenso uma língua que não a que irá ser apresentada"

    fundamentos para essa frase? hein?

    @ André Moreira: Estónia, Suécia, Albânia... "impactantes"... aprendeste esta palavra este mês?

    ResponderEliminar