Olhares sobre o FC2014: Mea Culpa




André Moreira:
Catarina Pereira mostra-se bastante mais confiante que em 2010 com uma música bastante mais fraca que "Canta Por Mim". "Mea Culpa" é alegre, orelhuda, eurovisiva e caso ganhe marcará pela diferença. Esta música terá muito mais potencial caso seja interpretada em Inglês. Nota-se que a língua portuguesa rouba imenso à música talvez por ter sido primeiramente pensada em Inglês e depois em Português. Há que melhorar: as intervenções pesadas e confusas dos Back-vocals na coreografia, o trabalho de câmaras e há que dar mais destaque à Catarina Pereira que por vezes está eclipsada por toda a equipa desta aposta musical.

8 pontos

Eurico Alves: É inegável a comparação a “Canta Por Mim”, e como ficou a curiosidade de saber como essa resultaria no ESC, é bem provável que seja "Mea Culpa" a provar se resultaria ou não lá fora. Quer-me parecer que esta canção facilmente nos levaria à final mas depois corre o risco de ser um caso perdido como foi a Islândia em 2010 ou a Bielorrússia em 2013. Em 2013 a vencedora do ESC surpreendeu pela sonoridade e entre "Mea Culpa" e a canção da Zana, tenho impressão que esta última resultaria melhor lá fora precisamente por causa da sonoridade marcante, no entanto continuo bastante dividido. É de realçar o facto de Catarina Pereira ter de melhorar a afinação fruto do tom agudo de certas partes. Se ganhasse seriamos muito bem representados, mas a competição está forte este ano!

8 pontos


João Diogo:
Considero que este "Mea Culpa" está superior ao "Canta Por Mim" (as comparações são inevitáveis). Lá pelo meio torna-se mesmo muito parecido ao tema de 2010 mas os europeus não o ouviram por isso será novidade na mesma. A atuação resulta muito bem (coreografia superior à de 2010) e a Catarina usa toda a sua sensualidade para captar o telespectador. Para o próximo sábado espero que sejam mais enérgicos e que insistam com a RTP para mudar os planos de câmara. Muito potencial e apostaria na versão em inglês para o ESC.

10 pontos 

Luke Fisher:
Trata-se realmente de uma repetição de “Canta Por Mim”, mas “Mea Culpa” é realmente uma canção muito bem produzida que sobressairia no recap das canções ou caso fosse a última canção a entrar em palco do ESC. Esta performance é bem completa, desde a máquina de vento à dança.

8 pontos

Nelson Costa: É impossível não comparar este tema com “Canta por mim”. Contudo, o que muitos apontam como um ponto fraco de “Mea Culpa” eu, pelo contrário, considero este tema superior, mais adulto e sensual. A dupla Babic/Coelho podia, mesmo assim, ter arrojado ainda mais. A coreografia é bem conseguida, perdendo impacto graças à má realização da RTP. Na semifinal, a voz de Catarina Pereira não estava no auge. Na Eurovisão, “Mea Culpa” ganharia força se cantado parcialmente em inglês.

8 pontos


Nuno Carrilho: Palavras para quê? É uma das melhores canções que já passaram pelo certame português! No entanto, a grande inimiga de Mea Culpa é a produção! O direto não a favoreceu, fazendo alguns planos terríveis e falhando alguns momentos da coreografia! Se estas falhas forem corrigidas para sábado, não vejo a razão para ficar de fora da luta pelo título… Outra grande aposta da dupla Coelho/Babic, que decerto fará furor em Copenhaga, se tal vier a acontecer!

12 pontos

Patrícia Gargaté: Tem bons ritmos, contudo, penso que falta algo na apresentação. A prestação vocal também é algo a melhorar assim como o vestuário. É uma das propostas que apresenta versão em inglês, o que poderá vir a ver benéfico a Portugal no ESC, caso esta canção vença.

8 pontos


Paulo Morais:
Um regresso para vingar 2010, os traços de Canta Por Mim estão todos lá, mas 4 anos depois e a colagem a esta, fazem com que esta sequela perca a magia do Campo Pequeno. Será uma das candidatas à vitória, mas já não tão inesquecível como a original.

7 pontos


Pedro Sá:
Epá ó Babić...tipo...modernizas ligeiramente o "Canta por Mim" e deixa-lo um bocado mais sueco e dance? E seres original ... não? É que isto já está ultrapassado!

5 pontos

Rogério Silva:
A minha favorita mas que, na minha opinião, ficou aquem das expetativas. Os planos de câmara não ajudaram em nada a atuação da Catarina. Não se percebeu bem a coreografia (percebi mais através dos ensaios). Creio que também  têm de melhorar os vocais pois notou-se alguns deslizes. Penso que são capazes de fazer melhor na final. Sem dúvidas que das 5 canções finalistas, esta seria a melhor aposta para a Eurovisão e quem sabe talvez uma versão em inglês ajudasse.

12 pontos

Sânio Silva: Como era de esperar, é uma forma evoluída de "Canta por mim", mas tem o mesmo ponto fraco da sua antecessora: uma apresentação fraca. A coreografia não parece ser muito elaborada, são movimentos simples. Na verdade, Catarina e a sua equipa parecem só andar de um lado a outro. Não é uma atuação ruim, mas muito abaixo do necessário para uma competição. A canção em si é muito boa, muito bem produzida e envolvente. Sem dúvida, seria o instrumental mais moderno entre os representantes de Portugal na história do ESC.

10 pontos


Total: 96 pontos

21 comentários:

  1. MAIS UMA ENORME DESILUSÃO!

    - péssima escolha do espaço em termos acústicos, que é dos aspectos que mais importa para o caso;
    - Convidados apresentam temas medíocres: composições sem a mínima qualidade, melodias antiquadas e monocórdicas, letras primárias e sem conteúdo. Arranjos do século passado.
    - Interpretes mereciam melhores temas. Fica claro que trabalharam sobre matérias sem a qualidade mínima... alguns mostraram inseguranças mas se os temas tivesse a qualidade mínima o problema seria corrigível.

    Fica claro que em termos de ESC Portugal não aprende nada, nunca!
    Na minha opinião pouco ou nada é possível fazer seja com que canção for...

    ResponderEliminar
  2. "Mea Culpa" é a canção indicada para o ESC porque é a canção mais internacional e é ao estilo da eurovisão (vemos pop dance todos os anos e a maioria passa à final). Concordo quando dizem que em Copenhaga, se ganhar, deve cantar em inglês porque a letra chega a mais espectadores ( por isso que o leste aposta em inglês). É uma canção que fica no ouvido logo à primeira vez que se ouve e nós estamos da segunda parte da semifinal ( 1 factor favorável).Quando dizem que o júri não vai dar pontos,pergunto : então como é que a Grécia 2004/2005/2007, Ucrânia 2006/2007, Rússia 2008, Azerbaijão 2009/2010/2011 ficaram no top 10 ( não receberam votos só dos vizinhos)e não cantavam nada e a letra, traduzida para português, não era nada de especial ( Tipo "eu amo te e tu amas me" ou " Mexe, Mexe que eu gosto" ou " Mostra me o teu amor", ou " Acredita em mim ") . De facto estas canções são de uma letra espectacular (sintam a ironia lol).
    Atualmente,não interessa para o júri se a musica tem valor cultural ou não ( como os fas da Zana dizem), no televoto serão contrariados pelos dançarinos/as semi nus e aos pulos de um lado para o outro. Desde 2004, quantas músicas que representam a cultura de um país que ficaram no top3? Poucos.
    Também pergunto aos fas da Zana que como é possível que em 2008 e 2009 haviam muitos europeus que adoravam muito a nossa canção ( superiores à da Zana) e não deram um top 10?( não estou a criticar estas canções, pessoalmente gosto bastante). Pois bem, Portugal deve de apostar algo dê + show visual usando mais efeitos em palco e acredito que a Catarina possa dar à Europa uns bons 3 minutos. Se em 2010 gostavam de "Canta por mim" e se dizem que esta é copia, como deixam de gostar de um momento para o outro ?!

    PS :Fas de Catarina e Zana não discutem e votem na vossa favorita porque enquanto discutem os das do Emanuel votam nele lol

    Diogo Martins

    ResponderEliminar
  3. Mea Culpa é inferior a Canta por mim e depois perde em termos de originalidade. É uma segunda versao e os fãs europeus nunca o aceitariam.

    ResponderEliminar
  4. Só 12 pontos, como é obvio. Uma copia nunca pode levar muitos pontos

    ResponderEliminar
  5. Se a Catarina for para o ESC com estas falhas vocais, está perdida

    ResponderEliminar
  6. ESCPORTUGAL: Estou contente por não ler aquelas entrevistas de 3 linhas que os cantores dizem "Não sei ainda", "não posso dizer", "Ainda nao pensei nisso". LOL

    ResponderEliminar
  7. Tão perdida como a Ruslana, que só ganhou...

    ResponderEliminar
  8. Diogo Martins, só uma informação, porque me pareces um pouco perdido:os juris só passaram a fazer parte do concurso a partir de 2010, durante toda a década dos anos 2000 funcionava apenas o televoto, à exceção de uma pequena intervenção nas semi finais. A partir dessa altura canções como as da Catarina passaram a pontuar muito menos.

    ResponderEliminar
  9. Demasiado parecida a "Canta Por Mim" opá talvez mas como essa musica nunca chegou a ir ao ESC a ñ ser os Tugas mais ninguém se lembra xD

    Acredito nesta musica e na Catarina,como a que resultaria melhor lá fora MAS há muita coisa a melhorar(O FC meu deus querem sempre fazer algo decente e depois é só planos de câmaras amadores e musicas que ñ se percebe o que os cantores cantam por causa do som),aquele guarda roupa também já levava um Upgrade xD.
    A versão em inglês faz mais sentido...por isso se ganhar espero que pensem nisso.

    ResponderEliminar
  10. Música fraca, desinteressante e repetitiva. Voz insegura, interpretação mediana, para ser simpático. É uma fórmula desgasta e bem melhores de outros países já falharam com ela. As pontuações atribuídas a esta música são assustadoras, mas possivelmente refletem o que vai acontecer no Sábado. Se for a escolhida, pelo menos os apoiantes poderão constatar que lá fora não fez nada. E não haverá um novo capítulo de apoio desenfreado dado a este trio (autores + intérprete). Nem à final passará e isto é uma convicção. Se poderá vencer a Susy (outra música pavorosa) essa é que será a verdadeira questão. Vá uma ou outra, no que concerne ao meu interesse por Portugal no ESC, este ano acabará por aqui, E quanto aos que se dizem envergonhados com Portugal por este festival pavoroso, favor não confundir Portugal com a RTP e a incapacida ou falta de vontade de fazer alguma coisa de jeito. É demasiado redutor.

    ResponderEliminar
  11. Tiago Varela - Uma canção que peca por tardia. Este é o género de canção que Portugal devia ter levado nos anos 00 (2000-2010) quando este género estava na bera na Eurovisão. Eu entendo o entusiasmo dos fãs Portugueses, porque Portugal nunca levou nada assim, mas acho que a oportunidade de uma canção destas ganhar aquilo já passou. A canção em si é na minha opinião melhor que a Dança por Mim, contudo não deixa de me deixar um travo de estar incompleta. Comparada com a prestação em palco do Rui Andrade, esta parece desleixada, terminada à pressa e sem nexo. A coreografia não passa de um conjunto de movimentos repetitivos para disfarçar a deslocação de um lado para o outro no palco da cantora. Junto a isto a péssima escolha de guarda-roupa e de cabelos e um coro que não lembra a ninguém ... enfim. O coro devia ser só de meninas ... Confesso que o Emanuel sempre me irritou desde a Operação Triunfo, só me apetece dizer-lhe "sim és engraçado mas não precisas estar sempre a posar a cada coisa que cantes isto não é um desfile de moda". O que vale é que tudo isto pode ser revisto e alterado até à Eurovisão. Infelizmente tendo em conta a lista de finalistas deste ano (continuo irritado pelos Portugueses terem eliminado as melhores canções na semifinal) esta é de facto uma das melhores canções que temos.

    5 pontos

    | Anterior |

    1.º lugar | 8 pontos | Rui Andrade - Ao teu encontro
    2.º lugar | 5 pontos | Catarina Pereira - Mea Culpa

    ResponderEliminar
  12. Tiago Varela: eu nao diria melhor. O guarda roupa da catarina é pavoroso! Ouvi dizer que na Final vai de branco. O Emanuel não canta nada (viu-se na OT) e hesita bastante na simples coreografia.

    ResponderEliminar
  13. com apenas um mês para preparar uma cançao e achar uma artista esperavam o que?? só espero que façam uma nova e melhorada versão da cançao ganhadora

    ResponderEliminar
  14. Tiago Varela, fizeste uma nova música, a Dança por Mim, misturas-te a Dança Comigo do Emanuel em 2007 com a Canta por Mim do Babic em 2010. Os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  15. Tens razão, eu só reparei após ver o meu comentário online. Fica a correção.

    Tiago Varela

    ResponderEliminar
  16. É só experts de bancada...

    ResponderEliminar
  17. Pergunta: por que motivo é que o meu comentário foi retirado?

    "96 pontos para uma canção medíocre, mal coreografada e cantada ao vivo de forma deficiente? Boa sorte, Catarina"

    ResponderEliminar
  18. Uma vez que o meu comentário for retirado, presumo que não é permitido fazer críticas negativas a Mea Culpa. Fiz a minha com toda a objetividade possível e sem sem ser insultuoso.

    ResponderEliminar
  19. Agradeço a sua reposição.

    ResponderEliminar
  20. Catarina Pereira, rumo a Copenhaga!!!

    ResponderEliminar
  21. Como defino Mea Culpa ... uma mistura de Grécia 2001 e Espanha 2003 com as partes policopiadas do Canta por mim .... Mas enquanto que mais depressa somos ferozes e críticos com que se "repete" e vai plagiar aqui e acola ... parece que aqui ninguém se importa com as muitas semelhanças com as canções que referi ... Ou seja: quando se da imensa popularidade a uma determinada canção e respetiva artista e se aumenta o ego e a esperança de ver Portugal na final então essas criticas desaparecem .... Double standard? Mas poderá isto vencer a pimbalhada do Emanuel ou a copia da Zana de uma canção sueca de há 4 anos atras? Há muitos interesses e dinheiro em jogo ... e as votações não são tao transparentes como gostaríamos ... Que não se goste do júri nacional, tudo bem ... mas não sejam ingénuos em relação ao "verdadeiro" televoto!

    ResponderEliminar