Olhares sobre o FC2014: Eu Quero Ser Tua


 

André Moreira: Não me surpreendeu que "Quero Ser Tua" tivesse passado à final. A música é bem ao estilo daquilo que os portugueses foram habituados a ouvir na programação de domingo. Admito que após ter visto três vezes a atuação da Susy consegui achar na música imenso potencial na representação do país. As influências afro ficam realmente bem na música. Pena não predominarem em relação à influência latina. O início da música é realmente "catchy" a fazer lembrar "Habba Habba". Susy tem uma voz razoável que consegue defender o tema que está a cantar. Com certeza que, caso ganhe, na Dinamarca irá usar pirotecnia em palco o que poderá mudar a opinião de muitos fãs. O fim da música tem realmente muita garra, tanta que Susy se desiquilibrou. A ideia dos bombos está bem conseguida; as roupas extravagantes parecem-me muito sádicas. Um verdadeiro "guilty pleasure"!

7 pontos

Eurico Alves:
Suzy tem uma excelente voz que infelizmente só é verdadeiramente mostrada no fim da canção, canção esta difícil de interpretar por um conjunto de exigências técnicas a que obriga. É uma canção arrojada que chama a atenção do público no início e que cria uma grande expetativa para o que se segue, o que pode deixar a sensação de sabor a pouco. No entanto, acredito que um novo arranjo com um instrumental mais forte poderia levar esta canção muito longe cá dentro e lá fora.


7 pontos

João Diogo:
A proposta mais arrojada da noite e que mais apostou nos elementos cénicos. A Suzy deveria mexer-se mais em palco e deixar-se levar pelo ritmo da música. A letra é facilmente decorável e o ritmo cativante mas espero que, caso se sagre vencedora, receba várias melhorias (à semelhança do que aconteceu em 2007). Em todos os estilos musicais existem boas e más músicas e considero que este tema é bastante mediano.


6 pontos

Luke Fisher:
Foi a última a ser revelada para a final, mas surpreendeu! É boa 70% mas tem uns 30% restantes que precisam de ser trabalhados para que realmente se possa ter uma opinião coerente. Há potencial mas ainda não vimos tudo.


7 pontos

Nelson Costa:
A canção latina deste festival, a fazer-nos lembrar também África e Brasil. No ano do Mundial de Futebol até pode chamar a atenção de um público mais heterogéneo. A performance dos bailarinos está muito ajustada ao tipo de canção, mas Suzy na semifinal estava um pouco contida. A canção começa muito bem mas perde força logo depois. Para a Eurovisão deveria ser mais bem trabalhada, algo que o compositor Emanuel já fez em 2007 com “Dança comigo”.


7 pontos

Nuno Carrilho:
É a mais provável vencedora do FC, mas a atuação no sábado desiludiu-me, e bastante! Esperava uma atuação bem mais mexida e muito mais segura por parte da Suzy! Mas digam o que disserem o refrão fica na cabeça e promete ser um dos hits de Verão! Se resultará em Copenhaga? Duvido, mas também duvidava com o Dança Comigo! (Provavelmente) Tiramos as dúvidas em maio!


7 pontos

Patrícia Gargaté:
É claramente uma proposta animada e que pode resultar em contextos eurovisivos. A prestação vocal poderá melhorar mas, ainda assim, a cantora apresenta uma excelente presença em palco, mesmo que contida.


8 pontos

Paulo Morais:
Sente-se claramente o dedo do Emanuel, esta canção transporta-nos para uma festa e é de todas a mais indicada para a Eurovisão, mas precisa ali da simplicidade e frescura de "Dança Comigo". Suzy está bem, os acompanhantes não, tudo demasiado exagerado e forçado…detesto as bandeiras, do mais piroso e desnecessário que existe!


8 pontos

Pedro Sá:
Uma canção do Emanuel...cantada por outra pessoa. É a mais que provável vencedora, como sabemos, e que fica a aguardar um arranjo menos pimba e mais pop para o ESC. Ainda assim esperava algo mais forte.


6 pontos

Rogério Silva:
Aqui está a canção que mais divide opiniões. Não a achei má de todo. Pimba ou não parece-me uma proposta interessante que, com algumas melhorias, poderá dar um show em Copenhaga. A Suzy terá de melhorar os vocais e mexer-se mais. Além disso, não gostei de como ela estava vestida, muito escuro, pedia-se mais cor. Não iria ser mais ou menos pimba por isso.


10 pontos

Sânio Silva:
Os versos prometem muito, mas a música acaba por se perder no refrão. Apesar disso, o ponto forte é o arranjo, que é bem contagiante e pode ser muito bem recebida em Copenhaga. O facto de conter elementos similares ao hit internacional "Danza Kuduro" pode ser uma grande vantagem. Não podemos negar que se trata de um estilo musical barato, está longe de ser uma obra de arte, mas pode ser bastante competitiva. A Suzy fez uma boa atuação, mas devem ser feitos alguns ajustes caso vá ao ESC.


8 pontos  
Total: 81 pontos

7 comentários:

  1. a Suzy lhe falta força vocal e o refrão se torna muito repetitivo e monótono

    ResponderEliminar
  2. Tiago Varela - Se despirmos todo o preconceito que existe em torno do pimba, podemos ver que esta é uma canção bastante interessante. Tem bastante potencial e espaço para evoluir musicalmente, com novos arranjos que a tornem mais forte. Tem um refrão orelhudo e aquele calor latino que os europeus gostam. A cantora na semifinal parecia muito antipática ao cantar, muito provavelmente pelos nervos que sentia. Se a Suzy aprender a descontrair e a divertir-se em palco, demonstrando mais doçura e simpatia no rosto só tem a ganhar. Um ponto negativo a meu ver tem que ver com o senhor que toca djembe. Não acho que a ideia resulte muito bem ... em especial porque ele canta o refrão e toca o instrumento ao vivo e como não tem microfone (pelo menos é o que aparenta pelas imagens) o som que chega a casa das pessoas é um som sem qualidade, dissonante com a canção, o que confere à canção um tom amador, pouco polido. Como sei que o Emanuel é um excelente profissional e tem olho e ouvido para a coisa, tenho a certeza que se esta canção ganhar ele vai dar tudo para melhorar a canção e assim teremos uma excelente proposta para a Eurovisão.

    5 pontos

    | Anterior |

    1.º lugar | 8 pontos | Raquel Guerra - Sonhos Roubados
    1.º lugar | 8 pontos | Rui Andrade - Ao teu encontro
    3.º lugar | 5 pontos | Suzy - Eu quero ser tua
    3.º lugar | 5 pontos | Catarina Pereira - Mea Culpa
    5.º lugar | 2 pontos | Zana - Nas asas da sorte

    Assim sendo tenho um imbróglio com as votações ... Apesar de ter uma preferência pela canção do Rui e da Raquel, não existe nenhuma que sobressaia muito mais que as outras, com excepção da canção da Zana que eu não gosto nada. Assim sendo que ganhe uma das 4: Raquel, Rui, Suzy ou Catarina.

    Boa sorte a todas as equipas e quem ganhar que nos defenda bem em Copenhaga.

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito no Emanuel! E esta música vai fazer dinheiro, a caixa registadora vai tilintar. lol

    Força aí Suzy!

    Gostei dos comentários porque não se baseiam na cegueira e na surdez. Mas ao mesmo tempo lê-se nas entrelinhas que será ela a vencedora. Porque ganhará? Só por isso poderiam ter dado mais pontos e sem medo. Eu sei que muita gente vai gostar desta vencedora. Lembrem-se do terror que foi com a vitória da Sabrina (e larga vitória, sem apelo) e do ódio que os invejosos lhe destilaram neste site e noutros sites. Eu lembro-me muito bem. Mais tarde mudaram de opinião. Hehe

    Desta vez vai ser ainda melhor. A "fada-madrinha" já se debruçou sobre o seu berço, ainda a bébé não nasceu... lol

    Força aí Suzy! ;)

    ResponderEliminar
  4. Concordo, anónimo das 22.26. Nota-se também claramente que a Suzy não está habituada a este estilo de música. Não gosto desta canção, mas sei que vai ganhar, porque só há televoto e há indícios de que é a favorita da RTP. Não estou a dizer que se fez ou se vai fazer batota, apenas que quem optou por 100% de televoto com o Emanuel em jogo, só tem de deixar as coisas desenrolarem-se por si. Outro início - houve sorteio para as ordens de atuação da semi-final e da final? Se houve, a Suzy deve ter muita sorte. A propósito, boa sorte, Suzy.

    ResponderEliminar
  5. Tenho tanta pena que seja esta música a representar o meu pais, e não acredito que seja o povo a votar mas sim o Emanuel a dar um valente empurrão no televoto!

    ResponderEliminar
  6. Vocês drogam-se, só pode.... É uma música paupérrima, uma letra ridícula, uma gaja que sem presença só nem voz, uma encenação que é um conjunto de clichés pirosos que fazem disto uma ÓBVIA VERGONHA para representar Portugal! Para comemorar os 50 anos do Festival RTP da Canção é isto que vamos mandar? Mais valia mesmo poupar o dinheiro dos contribuintes e ficar em casa! VERGONHA

    ResponderEliminar
  7. Portugal precisa de evoluir os critérios de avaliação de talentos. EuroVisão não é feira da bandoma por amor de deus. Só porque.... agora vai tudo pra eurovisão
    Mediocricidade EXTREMA

    ResponderEliminar