Olhares sobre o FC2014: Ao Teu Encontro




André Moreira:
Uma balada que me lembra os filmes da Disney. A boa voz, carisma e alma não me parecem o suficiente para ir à Eurovisão. As notas prolongadas maçam-me assim como os vibratos.  Não o imagino a ter muito sucesso em Copenhaga. Face à semifinal em que nos encontramos este tema poderá muito facilmente ser "engolido" por uma série de países que apresentam todos os anos propostas inovadoras e fortes. Não devia ter passado à final, pois não foge à monotonia do que estamos habituados a ver no FC. 

3 pontos

Eurico Alves: Devo dizer que fiquei desiludido com esta canção. Esperava mais do Rui Andrade, algo bem mais original no seu todo; não é só por mostrar a voz que a música se torna boa; o que menos me importa numa canção é a letra, sendo o principal a sonoridade em si e nesse aspeto é até um pouco chata. Infelizmente as canções mais comerciais ficaram pela semifinal, tendo esta passado no lugar da tremendamente injustiçada “O Teu Segredo”, canção comercial e original, ao género daquilo que tem vindo a ganhar destaque no ESC. Mais tarde ou mais cedo Portugal acabará por perceber que o chamado “estilo eurovisivo” está a ser deixado para trás e que música comercial com o seu quê de originalidade é o que se quer.

4 pontos

João Diogo: Rui Andrade traz-nos, este ano, uma típica balada "Disney". Este tipo de música já alcançou bons resultados no ESC mas não é, de todo, um porto seguro. O Rui tem uma performance impecável e a apresentação em palco é simples mas funciona bem. Dispensava a ventoinha.

6 pontos

Luke Fisher: Aqui está um bom cantor com uma grande voz e com uma música que não é nada má. Considero que a prestação em palco está muito estática, pois deveria ser mais natural na sua performance. Isto são coisas que podem ser corrigidas, mas o essencial é que se trata de uma canção muito bem interpretada.

10 pontos

Nelson Costa: O sonho de Rui Andrade em representar Portugal na Eurovisão em forma de canção. Uma balada “à Disney”, muito bem conseguida. Aliás, “Ao teu encontro” é a grande balada deste festival! A performance é simples, mas merecia melhores ângulos de câmara (aliás, como quase todos os temas da semifinal). O uso da ventoínha era dispensavel. A interpretação de Rui não tem falhas, pelo contrário, a prestação vocal de Rui esteve excelente, no auge. Pensando na Eurovisão, esta canção ganharia se fosse cantada parcialmente em inglês.

8 pontos

Nuno Carrilho: Mentiria se dissesse que gostei deste tema aquando da primeira audição. Tinha as expetativas demasiado altas para essa participação e, ao primeiro choque, foi grande a “frustração”. No entanto, cada vez que ouço, mais gosto do tema! A emoção passou para o público, especialmente pelo grande direto, sendo uma das canções que resultou melhor em casa do que ao vivo, e decerto que conseguiria um bom resultado em Copenhaga! Gosto, mas não sei se será suficiente para vencer o FC…

8 pontos

Patrícia Gargaté: É uma boa balada, tem alguma força, especialmente transmitida pelo coro, que complementa em cheio a canção. Em contexto do ESC talvez fosse um pouco esquecida.

7 pontos

Paulo Morais: Rui regressa e pisa o palco do FC pela 3.ª vez, mais uma balada, segue na linha da Em Nome do Amor, mas não tão épica como esta. Bem interpretada, mas demasiado banda sonora de um filme Disney. As ventoinhas deveriam ser para as backing singers e não para o Rui. Acredito que à terceira não é de vez… 

5 pontos

Pedro Sá: O melhor cantor...e a pior canção das 10. Um sonoríssimo bocejo!

1 ponto

Rogério Silva: Apanhei uma tamanha desilusão com esta canção. O Rui Andrade canta muito bem mas esperava mais, esperava um grande final mas a canção não desenvolveu e ficou boring. Respeito imenso a grande vontade e o sonho que o Rui tem em representar Portugal na Eurovisão mas, com esta canção, não chegaríamos longe. Acho que já chega de baladas; precisamos mesmo de mandar outra coisa diferente à Eurovisão.

5 pontos

Sânio Silva: Uma excelente voz representando uma música sem potencial algum. Parece mais a versão portuguesa de uma canção perdida de um filme da Disney. Não apresenta nenhuma novidade, não é tocante como uma balada deve ser, e teria dificuldade em conseguir pontos até mesmo em edições do ESC dos anos 80 e 90. A apresentação no palco foi básica, mas duvido que algo mais elaborado tornasse "Ao Teu Encontro" mais interessante. 

3 pontos 

 
Total: 60 pontos

25 comentários:

  1. Se não ganhou com "em nome do amor" também não ganhará com esta...uma pena...o Rui foi baixando a qualidade ano após ano... é a minha opinião...8 pontos

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler os olhares sobre Ao teu encontro. Compreendo as críticas que lhe fazem; eu próprio concordo com as que aludem à falta de originalidade da canção. No entanto, o muito popular MF acabou de escolher uma canção do mesmo nível, que nem sequer foi cantada 100% ao vivo. O Rui tem carisma e classe e é muito bem apoiado por um coro brilhante. Concordo que a ventoinha deve desaparecer. A imagem está muito bem e esta canção resultaria muito bem no palco de Copenhaga com pequenas alterações. O Rui tem muito mais talento do que a Catarina e a Suzy. Estas serão ignoradas pelo júri no ESC ao passo que o Rui fica bem na televisão e é um cantor convincente. Deveria ter ganho em 2011. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  3. A Catarina tem a pior voz desta final... ela tá muito cansada a cantar Mea Culpa e não aguenta as noras mais altas. Isso qualquer juri vai penalizar. O Rui, por seu lado, tem uma excelente voz numa canção classica que fica bem em qualquer festival.

    ResponderEliminar
  4. Concordo...o Rui é excelente cantor mas as canções dele têm vindo a piorar em vez de melhorar, o que é uma pena!
    Não é totalmente "boring" mas como ele ñ é a Chiara xD acho que o júri ou mesmo o publico(apesar de todos os atributos para conseguir votos fáceis das meninas)não iam á bola com isto.MAS...afinal de contas a Filipa Azevedo conseguiu ir á final com o mesmo tipo de musica logo...ñ vejo pq não resultaria.

    ResponderEliminar
  5. Porque a semifinal em que a filipa estava não é a semifinal em que estamos este ano

    ResponderEliminar
  6. Seca! Com isto não vamos lá! E comparações com a Filipa Azevedo... Não sendo nada por aí alem, a dela é muitíssimo melhor... Se ganhar vai ser mais do mesmo para Portugal e todos sabemos o que isso é...

    ResponderEliminar
  7. Não achei a canção do Rui, nada por ai alem, desiludiu-me bastante... Com tudo isto, a Catarina Pereira, com a ''Mea Culpa'' é a musica que mais se enquadra no festival da Eurovisão!!

    Catarina Pereira (12 pontos)
    Raquel Guerra (10 pontos)
    Suzy (8 pontos)
    Zana (7 pontos)
    Rui Andrade (5 pontos)

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente até pensei que o "arrasassem" mais, mas, vá lá, que, em geral, reconheceram que interpretou bem. Quanto à falta de "variedade" nas suas participações, aguardo o que vai ser dito sobre o que de diferente trouxeram Catarina Pereira, Emanuel e Nuno Feist em relação a intervenções anteriores como intérpretes e compositores. Relativamente ao facto de Portugal nunca conseguir bons resultados com baladas, permito-me perguntar: desde que há só televoto ou televoto+júri, conseguiram-se melhores resultados com cantigas "mexidas"? Em 1999, por exemplo? Em 2001? Em 2004? Em 2005? Em 2006? Em 2007? Em 2011? Em todos estes anos havia ritmo: os resultados foram bons? Reconheço que em 2009 as coisas correram melhor, mas será que as baladas ficaram sempre mais mal classificadas com este sistema de pontuação?

    ResponderEliminar
  9. Dizer que a Catarina tem a pior voz do festival....é só mto fanatismo!

    Certo que nao tem uma voz maravilhosa como a Whitney Houston ou da Beyoncé mas tem uma boa voz, é afinada e canta tao bem como 95% dos cantores profissionais.

    Fica cansada...sim se nao ficasse eu acharia estranho, nao!? Teve alguns problemas no sabado mas no entender mais pelos nervos e pressao que tem sobre ela do que pela dificuldade da canção ou pela dança.

    O ESC avalia canções! Nao é o Festival da Voz, das ventoinhas ou sequer a Miss/Mr Universo.

    ResponderEliminar
  10. Tiago Varela: Uma balada agradável, com um bom refrão, contudo um pouco antiquada, pouco original, de construção fácil e cheia de clichés, daí lembrar as canções exageradamente lamechas da Disney. Segundo sei esta composição já estava preparada há 1 ano, pelo que se ganhar, não acredito que sofra muitas mudanças para o palco da Eurovisão. Pela prestação em palco de toda a equipa, nota-se que é uma canção que está muito bem preparada. O coro assenta que nem uma luva, excelentes vozes e deixem que vos diga que são bem agradáveis aos olhos :P Pessoalmente considero esta a melhor canção que o Rui já levou ao festival, nunca gostei dos dois projectos anteriores. Sejamos realistas, não temos canção para vencer a Eurovisão, e jogando com o que temos (5 finalistas), penso que esta seria uma das melhores apostas. O júri iria dar-nos alguns pontos, o Rui tem uma boa imagem, é raro as pessoas odiarem uma balada (podem não apreciar mas nunca fica mal vista) e este tipo de canção tem tido algum sucesso na Eurovisão (a Filipa por exemplo passou à final com uma balada a meu ver pior que esta). Depois finalmente levávamos um rapaz à Eurovisão =) E o Rui tem uma paixão imensa de lá ir, e eu digo: e porque não?!


    8 Pontos

    ResponderEliminar
  11. Não comparem esta canção com a da Filipa, por amor de deus ... A canção da Filipa é melhor, tal como a sua atuação. E a semifinal em que esteve era bem mais facil para nós.
    Quando o Rui subiu ao palco, bochechei umas 3 vezes... Canção e atuação muito chata! Desculpa Rui ,sei que é o teu sonho ir ao ESC, mas com esta canção não passarias da semifinal. Receberias pontos do jurí mas nao do televoto e o que se quer é receber dos dois :) E o jurí não tem só como "avaliação" a voz ...

    ResponderEliminar
  12. O rui não é nenhum excelente cantor. Tem inegável poder vocal e é afinado, mas infelizmente tem uma voz chata que soa mal.
    É por isso e por mais nada que nunca ninguém gosta das canções dele.

    ResponderEliminar
  13. Vocês só se esquecem que o júri da eurovisão não é retrógrado como o português ...

    ResponderEliminar
  14. Uma voz chata que soa mal?! LOL Por aqui abundam os fanáticos e já se imagina de quem. Enfim, olhem para algumas das canções já escolhidas e reparem que as nossas não são inferiores em nada. Não sou grande fã de baladas como esta, mas o Rui é bonito e canta bem, logo vai ter votos do televoto e do júri. É sempre assim no ESC. Ao teu encontro foi uma atuação profissional e competente que vai ao encontro (não resisti) do que muitos esperam do ESC. A Catarina e a Suzy parecem amadoras em comparação. A Zana também seria uma boa aposta. As OGAEs iriam adorar (aí está o verbo favorito de muitos fã LOL) o Rui. Quanto a ganharmos o ESC, é impossível. Os padrões de voto nunca o vão permitir.

    ResponderEliminar
  15. Sim, uma voz chata, monocórdica, com um timbre desagradável, sem modulações, sem alteração de tons e sem capacidade para agudos. Uma voz monótona, pouco atraente: chata, resumindo. Em palco é pomposo e antiquado. Gestos estudados e estafados do nacional cançonetismo de há mais de 50 anos. Tem boa imagem, péssima presença.
    E sim, a Catarina e a Suzy pareceram amadoras. A Zana esteve bem, concordo, mas a nível de imagem nem por isso.
    Onde é que está a ver os fanáticos e quem é que imagina que eu sou? Com o devido respeito, o sr shevek tem um bocado a mania que é sabichão e gosta de alimentar teorias da conspiração.

    ResponderEliminar
  16. Então diga lá sua anónima excelência quem merece ganhar. Com o devido respeito, não tire conclusões à toa.

    ResponderEliminar
  17. Quem tirou imediatamente conclusões à toa não fui eu. E escusa de se pôr com as suas ironias emproadas.

    Terá que ser entre a Catarina e a Zana, não é? Quem é que havia de ser? Com uma encenação coerente, ambiente folk, muita cor e algum movimento, penso que a Zana seria a nossa melhor hipótese.. É a única com boa voz e a canção tem algum interesse.
    No caso da Catarina teremos que fazer muitas figas para que a voz não lhe falhe demais.. ou que ninguém dê importância, lol. A canção em si tem energia, onda étnica qb e ainda poderá recolher algun votos apesar de vir muitos anos atrasada.

    A canção da Suzy é uma vergonha, a do rui é obsoleta e a da raquel não conta.

    Satisfeito?

    ResponderEliminar
  18. Muito. Obrigado pela sua nada emproada e irónica opinião anónima. Foi muito elucidativa.

    ResponderEliminar
  19. Sou tão anónimo como o Shevek. Claro que podia perfeitamente dar-me ao trabalho de arranjar um nick para assinar os meus comentários, mas nunca calhou nem achei que merecesse a pena.
    De qualquer maneira ficar-se-ia a saber tanto acerca da minha identidade como sabemos da sua.

    ResponderEliminar
  20. Mas ficaríamos a saber que não era anónimo. Não pretendo saber nada sobre si. O ESC Portugal é mar de anónimos. Os poucos que o não são, são os que têm mais interesses.

    ResponderEliminar
  21. Escrever Shevek, Claudio ou anónimo vai dar ao mesmo

    ResponderEliminar
  22. Não, não vai; espanta-me que não veja isso. Se se chamar Cláudio, é o Cláudio no ESC Portugal e terei todo o prazer em ler os seus comentários. Posso até seguir a sua linha de pensamento sobre este ou outro assunto com clareza. Ser anónimo é igual a zero, mas respeito a escolha de cada um.

    ResponderEliminar
  23. Sim, sem dúvida tem mais interesse quando reconhecemos um nick e evitam-se algumas confusões. Por exemplo, não fui eu quem escreveu o comentário anterior mas o Shevek respondeu-me como se fosse, lol :D

    Aqui tem toda a razão, mas como isto não é um fórum nunca pensei nisso. Nem sequer é uma questão de escolha, apenas desleixo ou desinteresse...

    Bom, foi divertido falar consigo, mas não vou voltar a esta conversa, por isso se algum anónimo mais disser alguma coisa, já sabe: não fui eu! Ehehehe

    Abraço!

    ResponderEliminar
  24. Faça como quiser. Abraço.

    ResponderEliminar
  25. A Raquel tem a melhor canção e a melhor presença em palco, mas a pior dicção. Não percebo metade.

    ResponderEliminar