Olhares sobre o ESC2013: Suíça


Intérprete(s): Takasa 
Tema: You And Me


Eurico Alves: Schlager, schlager e schlager. A Suíça apresenta-nos a melodia mais previsível de todas, a mais básica de todas, sem um pingo de originalidade e que incrivelmente pode resultar. A canção é orelhuda e provavelmente o público irá lembrar-se dela (o júri nem tanto), mas, vindo da Suíça, será eternamente uma incógnita. Pessoalmente pouco ou nada me diz… Há melhores, muito melhores…

2 pontos

Fabiana Silva: Essa canção deve ser prejudicada pela fama do Exército da Salvação contra algumas minorias e contra os homossexuais, já que, no quesito técnico (composição), ela é um excelente pop-rock. Ela é animada e traz uma mensagem que, apesar de clichê, ainda funciona bastante em muitas situações: a mensagem motivacional. Apesar da solicitação da EBU, eles não conseguiram se desvincular tanto dessa imagem - vide o nome Takasa! A apresentação ao vivo poderia melhorar um pouquinho, ou seja, falta aquela energia toda que a melodia e o arranjo pedem e falta alguns acertos na harmonia da parte vocal. Eles poderão brigar pela classificação, mas essa semifinal é mais complicada, mas a maioria dos países que os apoiaram nos últimos anos estarão nesta semifinal, o que pode ser crucial.

7 pontos

Guilherme Santos: A canção é agradável e cumpre o seu objetivo e mensagem.

3 pontos

João Carvalho: Foi a primeira música que ouvi para o ESC2013 e não podia ter começado melhor. É um dos poucos países que me agrada quase todos os anos e este ano tem tudo para uma boa classificação. A música é quase um hino e as vozes conjugam-se bem. É um crime se não passa à final.

12 pontos

João Diogo: Tirando a parte da controvérsia em torno deste grupo, a música é boa. A sonoridade é bastante agradável, o refrão é catchy com os ahh ahh. Na minha opinião a Suíça traz uma grande proposta.

10 pontos

Nuno Carrilho: Uma das melhores propostas do ano! Takasa trazem um tema bastante animado, simples, mas com qualidade e que sem dúvida levará a Suíça de volta à Grande Final. No entanto, a atuação dos Takasa terá de levar uma grande volta para assim poder aspirar a um dos lugares do top10.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Ainda bem que os Takasa decidiram mudar de nome e continuar no certame. Adoro esta música e acho que finalmente a Suíça fez uma escolha acertada com objetivo de passar à final.

12 pontos

Paulo Morais: Mais uma canção bem intergeracional. Os Takasa, apresentam uma aposta orelhuda, o seu refrão é agradável e fica bem no ouvido, apesar de achar um pouco repetitiva, acho que funciona bem. Se mostrarem bem o avozinho durante a atuação, talvez consigam chegar à final.

7 pontos

Pedro Sá: Isto irrita-me. Porque é a típica canção de festival que o tempo tratou de fazer desaparecer do mapa. Ultrapassada todos os dias.

 4 pontos

Sânio Silva: É uma das piores canções do ano, completamente influência pelo tradicional schlager, com refrão e letra sem nenhuma originalidade, e performance de palco totalmente amadora. Sua vitória, e talvez até mesmo sua classificação para a final nacional, se baseou unicamente no fato do grupo pertencer ao Exército da Salvação. Não há qualidade ou profissionalismo em nenhuma parte do número, e sua classificação vai depender do apoio dos membros da igreja. 

1 ponto

Total: 68 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

Sem comentários