Olhares sobre o ESC2013: Suécia


Intérprete(s): Robin Stjernberg 
Tema: You


Eurico Alves: Eu não acho isto nada de especial. Ouve-se bem mas é muito repetitiva… quando chega ao fim já eu estou cansado de a ouvir. O refrão não faz jus ao corpo inicial da canção, o intérprete exagera na interpretação e o instrumental podia estar mais desenvolvido. É uma canção que fica na memória e, vinda da Suécia, obterá certamente um bom lugar, o que não é difícil num ano tão particularmente mau. Ainda assim ganhou a melhor canção do Melodifestivalen, que cada vez me assusta mais pelo caminho deprimente que está a tomar.

5 pontos

Fabiana Silva: A vitória de "You" foi bastante 'polêmica', mas foi bastante acertada. YOHIO tinha, sim, uma imagem mais forte e mais jovem, porém Robin é um cantor para vários tipos de público e sua canção explora todas as suas habilidades vocais, com idas e vindas de falsetes e notas graves. Na final da seletiva, ele brilhou, e deve brilhar ainda mais em casa, levando o público ao delírio com sua entrega excepcional. A letra da canção é seu ponto fraco - é vazia e repetitiva, mas isso não nos impede de sentir a emoção que Robin coloca em cada palavra que ele pronuncia e em cada nota que ele canta. Claro, não repetirá o feito de Loreen, mas deixará seu povo bastante orgulhoso. 

10 pontos

Guilherme Santos: A suécia volta a apresentar uma boa canção e o tema tem tudo para ser um êxito. Está entre as minhas favoritas.

10 pontos

João Carvalho: E será que o prémio vai ficar em casa? Esta deve ser a música mais arrepiante desta edição muito graças ao soberbo instrumental e à voz imponente. É uma música claramente atual, quase ao nível da “Euphoria” que venceu na edição anterior.

12 pontos

João Diogo: O vencedor inesperado do Melodifestivalen. Venceu bem e vai trazer mais um bom resultado para a equipa da casa. Boa performance, boa música e boa presença em palco.

8 pontos

Nuno Carrilho: A Suécia volta a mostrar a todos porque é um dos países com melhores resultados no ESC. Uma grande aposta quer a nível da composição como da interpretação, visto que Robin possui um dos melhores vocais da edição. Sem dúvida que ficará no top10 e muito dificilmente sairá do top5. Contudo, falta-lhe algo para se tornar um possível vencedor.

8 pontos

Patrícia Gargaté: Uma boa escolha por parte da Suécia, ainda que não tenha sido a minha favorita do Melodifestivalen. A canção é muito boa e sem dúvida que alcançará sucesso. Fica bastante no ouvido e tem a capacidade de deixar qualquer pessoa a cantar o refrão durante horas!

12 pontos

Paulo Morais: You, a sucessora de Euphoria, é uma canção que fica no ouvido, bem cantada e promete encantar a Europa. Acho que vai ficar bem classificada, mas não vai bisar a vitória. Gosto mas não me enche as medidas, preferia de longe os Yohio a representar este país. Penso que estes ficariam melhor no ESC e chamariam um público mais jovem a assistir.

7 pontos

Pedro Sá: Os júris estrangeiros impediram que um rock excelente e moderno fosse o representante da casa…e o Ulrik Munther seria em meu entender das melhores canções do ESC de sempre.   Bem, eu quando vi isto da primeira vez não lhe achei grande piada…mas está de facto muito bem construída!

10 pontos

Sânio Silva: É um pop rock simples, mas muito bem escrito, produzido, e com grande potencial internacional. A canção é envolvente e tocante, e a interpretação de Robin é forte e sincera. Vocalmente não há falhas, mas a performance de palco não parece se encaixar muito bem com o tema. Toda aquela movimentação acaba tirando o foco do tema e do excelente vocal. Talvez o melhor fosse algo mais simples, com uma banda no palco ou apenas um dançarino ao lado de Robin. 

6 pontos

Total: 88 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

3 comentários:

  1. Que piada 88 pontos. Se ficar no top ten será pelo facto deste esc se realizar na suécia. Mas para o ano será certamente na mesma zona geográfica... Está a ficar muito enfadonho este evento musical, falta a beleza e a pureza das línguas maternas de cada país. Dou os meus parabéns à França, Itália, Espanha, Islândia e todos os países que levam temas na sua língua. Para mim são estes temas que se destacam...

    ResponderEliminar
  2. Não consigo ver este rapaz a cantar. Não tem culpa mas perde muito pela imagem

    ResponderEliminar
  3. A mariquice dele afugenta-me da canção. Que não é aliás uma obra-prima, note-se. As notas agudas são um factor de interesse, dos poucos talvez.

    ResponderEliminar