Olhares sobre o ESC2013: Itália


Intérprete(s): Marco Mengoni 
Tema: L'Essenziale



Eurico Alves: Uma balada normal ainda assim superior a muitas a concurso… Não vejo na canção italiana aquilo que muitos fãs parecem ver mas não me desagrada de todo. Há melhores que justamente deverão ficar à frente da canção italiana. Enfim… Considero-a agradável durante os 3 minutos… pena que depois seja difícil lembrar-me dela. Ainda assim, a Itália arrisca-se a ganhar.

5 pontos

Fabiana Silva: É a potencial vencedora do Eurovision, mas temos que lembrar que a grande legião de fãs de Marco Mengoni não poderá votar por eles, já que não é possível um país votar por ele mesmo. É inegável o fato de que Marco é um showman: só sua presença no palco já é um grande destaque e, desde que saiu do X-Factor, seu vocal melhorou significativamente. Ele ainda conhece o Eurovision, está estudando cuidadosamente as melhores formas de se apresentar ao público e, com certeza, não decepcionará àqueles que esperam o show de 2014 no teatro Ariston de Sanremo. Será a performance mais completa da noite: é popular, é uma excelente composição, é um cantor de presença, terá apoio de público e de júri e ainda tem o charme do idioma italiano.

12 pontos 

Guilherme Santos: Itália consegue conciliar, numa balada, o calor de uma voz rouca com a bonita música deste tema e o charme de uma língua que, por si só, já é cativante. A Itália apresenta uma das melhores músicas do Festival e, por isso mesmo, é uma das favoritas. Se me fosse dada a oportunidade de votar nesta canção, eu atribuiria 8 pontos. É uma grande canção.

8 pontos

João Carvalho: É Itália e vai arrasar mais uma vez, porém esperava algo mais elaborado. Vocalmente nota-se que nas notas mais altas não consegue arrasar, mas de resto até é afinado. A música tem, como o próprio tema diz, o “essencial” mas falta-lhe algo para me cativar mais.

7 pontos

João Diogo: Boa balada, em italiano e com um intérprete que deixa as fãs “loucas”. Não lhe falta nada para um grande resultado. Gosto e penso que a Itália vem para ter um grande resultado, agradando ao público e ao júri.

8 pontos

Nuno Carrilho: Vinte e três depois da última vitória, Itália merece este ano vencer a Eurovisão! “L’Essenziale” é um dos melhores temas do ano, que juntamente com o cantor fazem a combinação perfeita. Pelo que foi visto no Eurovision in Concert e nos ensaios técnicos em Malmö, o palco favorecerá a representação italiana que tem tudo para vencer!

12 pontos

Patrícia Gargaté: A canção da Itália é muito bonita e o facto de ser cantada na língua nativa torna-a ainda mais especial. Como se trata da Itália o prevejo um resultado satisfatório, se fosse outro país com a mesma canção talvez não tivesse o mesmo sucesso.

8 pontos

Paulo Morais: : É a Itália ao ataque do ESC, desde que regressou, este país não tem brincado em serviço. E nesta edição envia o vencedor do mítico Sanremo. Gosto muito desta proposta pela sua simplicidade e pelo carisma que o cantor lhe impõe. A melodia e a voz estão excelentes. Acredito num Top 5 na Final e muito bem merecido.

10 pontos

Pedro Sá: O melhor início de todas as canções. Uma excelente balada. Não percebo como está tão subavaliada por essa Europa fora.

12 pontos

Sânio Silva: Marco Mengoni é um grande artista, mas "L'essenziale" não explora todo o seu potencial. A canção era perfeita para competir no Sanremo, tanto que venceu e se tornou um hit local. É simples, tocante, e muito bem produzida e interpretada, mas deixa muito a desejar em termos de originalidade - e isso é um fenômeno comum no mercado musical italiano. O destaque está na voz única de Marco, que transforma essa simples balada em algo envolvente e com grandes chances de vencer o Eurovision. 

7 pontos

Total: 89 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

1 comentário:

  1. Não me aquenta nem me arrefece... mas é melhor do que o muito lixo que tresanda neste concurso de 2013. Deve ficar lá para cima, sem dúvida, mas eu preferirei sempre que fique um pouco mais para baixo na tabela. Que traz ela de novo? A voz dele, que também não é de se morrer de amores. E eu encolho os ombros e passo para outra...

    ResponderEliminar