Olhares sobre o ESC2013: Israel


Intérprete(s): Moran Mazor 
Tema: Rak bishvilo


Eurico Alves: Da última vez que Israel levou uma balada boa ao ESC, matou-a no palco do certame (2010). Este ano não me quero iludir e fico à cautela, mas a julgar pelo que posso ver até agora, a canção israelita tem muita qualidade, entra no ouvido, tem o seu quê de comercial mas também de previsível. Precisa de ainda mais força e uma letra em inglês só a favorecia.


6 pontos

Fabiana Silva: Melhor balada da noite, segunda melhor da edição (perdendo apenas para "L'essenziale"). A interpretação de Moran é impecável, sua voz é potente e dá vida a uma balada orquestrada linda, com leves influências dos anos 80 depois do primeiro refrão. A crescente envolve o ouvinte e o piano e a bateria demarcam o ritmo com maestria; a presença do violino também é importante para criar o clima da proposta. A interprete deveria pensar melhor em seu figurino, que não estava tão bonito durante a final nacional; quanto ao resto da performance e à composição em si, nada precisa ser mudado. Cantar em hebraico foi uma excelente ideia e deixa a música ainda mais interessante. 

12 pontos

Guilherme Santos: Esta é sem duvida uma das mais belas melodias do festival.

12 pontos

João Carvalho: As músicas em israelita têm encanto por si próprias. É claro que gosto desta música, apenas noto a falta de um pouco mais de modernidade. Quanto às capacidades vocais da cantora não podiam ser melhores e, uma das coisas mais positivas, é que a música cresce bastante acabando em alta.

6 pontos

João Diogo: O hebraico faz com que esta balada soe muito melhor. Quanto à música nada a apontar, mais uma boa balada que vai em crescendo e que vai agradar ao júri e também ao público. Mudem só o vestido da senhora.

8 pontos

Nuno Carrilho: Quando ouvi pela primeira vez o tema israelita, imediatamente me lembrei da proposta desse país deste 2005 e de 2009. Apresenta um dos melhores vocais da edição, mas incrivelmente tem estado ofuscada por outras propostas, o que poderá ser um ponto a favor de Israel. Contudo, a história recente do país não traz bons presságios e Moran terá de mudar alguns aspetos, entre eles, o visual.

10 pontos

Patrícia Gargaté: É uma canção bonita, mas mais uma balada. Tendo em conta que este ano conta com bastantes baladas não sei até que ponto esta não poderá ficar de lado.

7 pontos

Paulo Morais: Mais uma diva, mais uma baladona, normal neste evento. Não querendo arriscar muito este ano apostou em algo que normalmente termina bem. É uma balada interessante, melodiosa e cantada na sua língua, o que lhe dá um encanto maior. Não é das minhas canções favoritas desta edição, mas é uma boa aposta.

8 pontos

Pedro Sá: Já o escrevi no facebook. O aspeto dela é ridículo, parece a minha falecida tia Nené que teria 95 anos se fosse ainda viva. Um aborrecimento épico, para ajudar à festa. A canção nem força tem.

2 pontos

Sânio Silva: Excelente vocalista, mas essa balada não deve ser um grande hit. "Rak bishvilo" é uma típica balada de Eurovision, com muito drama, e altas notas. Está longe de ser ruim, mas peca pela falta de originalidade, o que a torna inferior em comparação a outras do gênero. A interpretação é apática, e a peformance de palco foi muito mal planejada - com um figurino horrível. Pode chegar a final, mas não deve chegar a altas posições.

5 pontos

Total: 76 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

2 comentários:

  1. Epá isto não é o "Eurovision Visual Contest" deixem lá de embirrar com a roupa da rapariga(tou a brincar, hoje em dia infelizmente as pessoas olham mais pro Look do cantor/a do que propriamente para a canção é verdade).
    Só espero sinceramente que isto ñ acabe como acabou "Milim" do Harel Skaat pois merece um lugarzinho acima do 15ºposto(já a pensar que chegará á final).

    ResponderEliminar
  2. Desculpem lá mas isto é horrível e não tem nada a ver com as palavras do Harel Skaat que na final apareceu com uma voz cansada. Pois isso talvez o tenha prejudicado na votação, eu próprio que sempre lhe dera nota máxima acabei a torcer o nariz depois de o ter ouvido pela última vez.

    ResponderEliminar