Olhares sobre o ESC2013: Grécia


Intérprete(s): Koza Mostra & Agathon Iakovidis 
Tema: Alcohol Is Free


Eurico Alves: Beber pode ajudar a esquecer os problemas mas não os resolve. É uma aposta interessante da Grécia, mas não passa disso… Passarão à final, animarão a festa eurovisiva, mas não merecem um bom lugar.

2 pontos

Fabiana Silva: Os gregos perceberam que o pop com elementos orientais não gera mais tão bons resultados no Eurovision e, como dizemos por aqui, eles "chutaram o pau da barraca" (ou seja, não se importaram com o que os fãs costumam apoiar e escolheram a proposta mais diferente da seletiva). Eles utilizaram os elementos gregos tradicionais - instrumentos, estilo musical - de uma nova forma, em uma mistura interessante com o ska, gênero um pouco mais atual e universal. Koza Mostra é uma banda que se identifica com isso e que se diverte no palco, sempre com performances seguras e descontraídas.

12 pontos

Guilherme Santos: Sem comentários…

0 pontos

João Carvalho: Todos os anos tem que haver um grupo para a palhaçada, este ano temos a Grécia. É sem dúvida uma música bastante animada para marcar a diferença no meio de tanta balada, porém, será que é desta que a Grécia falha a final?

4 pontos

João Diogo: Os gregos finalmente mudaram a fórmula. Deixaram-se de “atrevidas” a mostrar roupa interior em palco, não que não fosse agradável. Mudaram para algo mais cómico. Não a considero uma “entry joke” mas apenas uma música com um ritmo alegre que acaba por ter um refrão apelativo. Gosto muito dos elementos tradicionais e pode surpreender.

7 pontos

Nuno Carrilho: Não consigo gostar desta proposta grega! É animada, verdade seja dita, mas torna-se irritante! Por mim ficava na semifinal, mas como falamos de um dos país com melhor historial nos últimos anos, é bem capaz de ficar nas 15 propostas cimeiras.

5 pontos

Patrícia Gargaté: Gosto da tentativa de buscar algumas sonoridades tradicionais, da animação e da alegria que a canção transmite. É uma aposta engraçada e inesperada por parte da Grécia. Merece a minha consideração pois o pop grego já fartava.

8 pontos

Paulo Morais: E não é que mudaram de estilo?! Só por isso já merecem algum pontinho. Assim sem ver até poderiam ser os Zdob si Zdub da Moldávia a regressarem pela 3 vez, mas não, estes são gregos e prometem embebedar a Europa. Talvez saltem para a Final, mas espera-os um lugar abaixo do Top 10, espero eu! 

5 pontos

Pedro Sá: Bebida à borla? YES! OK eu que costumo embirrar solenemente com ska, vide p.ex. Turquia 2004, gosto disto ahahahah.

8 pontos

Sânio Silva: Uma canção de energia, similar mas também super diferente de outras candidaturas gregas. Os gregos evitam enviar baladas, e costumam apostar em coisa agitadas e com forte influência folclórica. Dessa vez, eles deixam as 'divas' de lado e apostam numa banda, que mistura elementos ska, pop e elementos tradicionais. "Alcohol is free" é envolvente, memorável, e muito animada, com toda a alegria que a Grécia traz ao Eurovision mas com um toque alternativo e diferente. Não foi bem recebida pelos fãs, mas com certeza terá um público votante em maio. 

8 pontos

Total: 59 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

2 comentários:

  1. Gosto de variedade, só baladas dá para adormecer e esta participação da Grécia até tem alguma qualidade se a compararmos com algumas que em festivais anteriores quiseram ter graça mas de graça só tiveram a desgraça em que acabaram.

    ResponderEliminar
  2. Só pelas pernas dos gajos, eu dou-lhe 12 pontos.

    ResponderEliminar