Olhares sobre o ESC2013: Geórgia


Intérprete(s): Nodi Tatishvili & Sophie Gelovani
Tema: Waterfall



Eurico Alves: É uma pena que a canção só aqueça na sua segunda parte e, a juntar a isto, temos um tema interpretado por uma dupla, algo que pessoalmente não me agrada, somando ainda o sotaque que não ajuda nada. Quanto à melodia em si, é muito forte e será certamente uma surpresa no palco do ESC2013. É agradável assistir a esta recuperação da Geórgia pois acaba por elevar o nível e exigir mais dos outros países para que superem a força que esta canção infelizmente só tem na segunda parte.

7 pontos

Fabiana Silva: É possível resumir "Waterfall" em uma única e simples frase: 'versão dueto piorada e em inglês de "Quedate conmigo", com interpretação infinitamente inferior'. Ainda assim, os fãs do Eurovision parecem venerar incondicionalmente Thomas G:Son, ainda que fique claro que sua criatividade é mais limitada que a imprensa em países de ditadura. Não há nada de surpreendente na composição, no arranjo e na apresentação; ambas as vozes  Contudo, eles se classificarão para a final por causa do júri e, principalmente, do block voting. Infelizmente, tirará o lugar de alguém que merecia mais e que tinha uma canção e uma perforamnce melhor. 

3 pontos

Guilherme Santos: É uma canção agradável… Nada mais…

0 pontos

João Carvalho: Após ter-me surpreendido em 2010 e 2011, a Geórgia traz-nos a melhor balada deste ano. Uma dupla, uma balada, uma aura mágica… tenho obrigatoriamente que estabelecer o paralelismo com o Azerbaijão que venceu em 2011 com algo deste género e, a meu ver, menos bom ou não tão forte. “Waterfall” ou “Wonderfull”?

12 pontos

João Diogo: O progresso em relação ao ano passado é imenso. O que também não era muito difícil. Mais uma balada agradável e que consegue ser das melhores deste ano.  Esta música no palco do ESC com uma cascata de fogo invertida vai resultar muito bem. Prevê-se um bom futuro.

8 pontos

Nuno Carrilho: Depois do desaire do ano passado, a Geórgia aposta forte para Malmö. Contudo, o tema mais parece uma cópia de “Quédate Conmigo”, o que poderá afugentar alguns votos para o país. No entanto, Nodi e Sophie darão uma das melhores atuações vocais do ano. Será finalista sem dúvida alguma!

8 pontos

Patrícia Gargaté: Com toda a sinceridade, a primeira vez que ouvi esta música completa foi precisamente para a avaliar para a rubrica olhares. É daquelas que aborrecem antes do fim. Não é uma canção má, ainda assim falta algo. Talvez me relembre da vitória do Azerbaijão e por isso tenha uma certa tendência para “desligar” quando a ouço.

7 pontos

Paulo Morais: Não queria gostar disto, mas não resisto…sei que é mais do mesmo, tipicamente eurovisivo, o dueto lindinho e politicamente correto, com uma balada cheia de amor e já imagino os dois a olharem-se e a estender as mãos um, ao outro…este é o meu guilty pleasure 2013. Acredito numa excelente classificação.

12 pontos

Pedro Sá: Não fosse isto uma cópia da Pastora Soler e teria uma classificação mais elevada. Um cantor carismático, bem mais que ela.

7 pontos

Sânio Silva: A música é muito similar à da Espanha do ano passado, e por essa razão deve ser punida por parte do júri. Não é ruim, mas é simples de mais, o arranjo parece ser de uma versão demo. Foi construída para destacar os vocais da dupla, que não impressionou muito nas suas performances de palco recentes não foram muito impactantes. O show em Malmö deve ser muito bem produzido, mas a dupla pode muito bem não se qualificar, perdendo pontos para Israel, Azerbaijão e San Marino, que oferecem canções e vocalistas mais interessantes para público e júri. 

4 pontos

Total: 68 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

2 comentários:

  1. Todas as mulheres da Georgia chamam-se Sophie?

    ResponderEliminar
  2. Uma pirosada melódica de um compositor que é forte em pirosadas no meio de algumas excepções de qualidade. Há fans que o odeiam musicalmente falando. Mas ele quer mesmo ser o Sr. Eurovisão do séc XXI! Por mim, já chega, e não seria mau se desse o lugar a outros. Trata-se no caso desta canção da maior banalidade do ESC 2013. Mas uma banalidade que atingirá o topo e que afugentará mais juventude da Eurovisão. Porque assim se mata a Eurovisão. Voltem os Lordi, por fa-vooor!

    ResponderEliminar