Olhares sobre o ESC2013: Espanha



Intérprete(s): ESDM 
Tema: Contigo Hasta El Final (With You Until The End)


Eurico Alves: Estas canções que parecem uma coisa na primeira parte e outra na segunda não me agradam minimamente (a não ser que seja algo mesmo memorável). Então esta não tem absolutamente nada de especial, sem força/garra e perfeitamente esquecível. Para isto mais valia seguir o exemplo de Portugal (oh não, parece que para o ano vamos voltar a fazer as figuras do costume, a não ser que haja um milagre… enquanto há vida há esperança) e estarem quietinhos.

2 pontos

Fabiana Silva: O público espanhol decidiu que a banda El Sueño de Morfeo deveria mostrar em Malmö um pouco do estilo que os levaram à fama no começo dos anos 2000 e "Contigo hasta el final" traduz bem quem eles são: uma banda de pop-rock com fortes influências celtas. Falta vocal para Raquel, assim como presença de palco e carisma, mas a melodia e o arranjo em si são excelentes (não podemos falar o mesmo da letra, que não agrega muita coisa). Desafortunadamente, não caiu nas graças do público como merecia, mas há muitas canções mais empolgantes nessa edição e a performance no palco será decisiva para o resultado espanhol.

7 pontos

Guilherme Santos: Uma deceção.

0 pontos

João Carvalho: “Nuestros hermanos” trazem uma das vozes mais doces desta edição, numa música interessante, mas é inevitável comparar com 2012, quando foram melhor representados. Ainda assim, sons étnicos de gaitas de foles encaixam na perfeição nesta música com uma aura bastante positiva.  

8 pontos

João Diogo: Nuestros hermanos e as suas traduções para inglês dos nomes das músicas. Tirando isso, esta é mais uma música espanhola que me agrada. Há um retrocesso em relação ao ano passado, mas bater a Pastora ia ser uma tarefa complicada. Esta não é uma música que seja fácil de gostar logo à primeira audição. E mesmo o timbre da intérprete pode não agradar a todos. Pessoalmente gosto e espero que chegue ao top15.

10 pontos

Nuno Carrilho: Depois de Pastora Soler, todos sabíamos que a representação deste ano ficaria bastante aquém da apresentada em Baku. A proposta não é má de toda, mas está mais que visto que não resultará em palco… Quer dizer, tudo também depende do que os ESDM farão! Apesar de tudo gosto do tema!

7 pontos

Patrícia Gargaté: Assim que os El Sueño de Morfeo foram escolhidos que senti que seria algo um pouco descontextualizado relativamente ao Festival e não me enganei. Das canções apresentadas esta não era a minha favorita. Uma boa performance pode evitar um lugar desastroso. Sorte para os nossos vizinhos, vão precisar.

7 pontos

Paulo Morais: Não, este ano não vai dar Espanha… gosto deste grupo, mas as 3 canções na final espanhola eram fracas. Esperava muito melhor deles, grupo bem escolhido, mas canção ao lado. A canção de nuestros hermanos não me encanta e prevejo uma classificação bem longe do Top 10…

6 pontos

Pedro Sá: Hmm isto é Espanha 1984 meets Irlanda 2007. Gosto particularmente da relevância do CAVALL no vídeo! Mas demasiado fraquinho, demasiado ibérico, demasiado espanhol…

4 pontos

Sânio Silva: A música é bonita, mas completamente inofensiva. É tudo bem simples, desde o arranjo com elementos étnicos até a doce voz de Raquel. Na segunda parte da música, quando os sons de guitarra ficam mais fortes, as coisas esquentam um pouco, mas ainda é algo muito leve em comparação a outros candidatos. Não é uma composição ruim, mas não é muito memorável ou envolvente, por isso os espanhóis não devem esperar muitos pontos esse ano.

5 pontos

Total: 56 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

2 comentários:

  1. Gostei mais uma vez do comentário de Fabiana Silva e concordo com a pontuação que deu à canção espanhola. Talvez não concorde muito quando diz que falta voz à vocalista, mas isso até pode ser só uma questão de ouvido.

    ResponderEliminar
  2. Mais um bocejo neste festival.

    ResponderEliminar