Olhares sobre o ESC2013: Albânia


Intérprete(s): Adrian Lulgjuraj & Bledar Sejko
Tema: Identitet



Eurico Alves: Rock, algo que gosto bastante, sendo que a canção ganha bastante se for em inglês. Nada que se compare aos grandes maNga (Turquia 2010) mas ainda assim agrada-me o refrão, exceto a voz do cantor (vozes roucas é do pior, pelo menos eu detesto).

5 pontos

Fabiana Silva: Como adoro uma polêmica, direi que essa é a melhor canção da Albânia na história do Eurovision... mas claro que esse é apenas meu gosto pessoal. Há umas tantas ressalvas em relação a "Identitet": os fortes boatos de plágio, a falta de popularidade entre os fãs e a parte vocal do início da música, que soa muito grave e estranha, além da mensagem subliminar política inserida na letra em albanês. Devo ressaltar que a performance da dupla durante o Festivali i Kenges foi muito bem realizada e esperamos que Bledar toque guitarra com a língua de novo, já que esse foi o grande diferencial do show. Ao vivo, a proposta albanesa cresce muito e, mesmo com outros rock's na mesma semifinal, o apelo visual pode falar mais alto. 

8 pontos

Guilherme Santos: Uma música com muita identidade!

1 ponto

João Carvalho: Se eu esperava isto da Albânia? Não… mas que foi uma bela surpresa, foi. Uma mistura de rock com música étnica que resultou bastante bem. A voz, os “backvocals” e o instrumental, principalmente no refrão, fazem-me associar a um clássico de uma banda rock dos anos 80/90 bem conhecida, mas que agora não me estou a recordar qual...

8 pontos

João Diogo: Gosto muito mais desta música agora que no início. A Albânia é perita em enviar “músicas estranhas” mas este ano traz-nos uma proposta razoavelmente boa, agradável e que se ouve bem. Rock é sempre uma incógnita no ESC mas penso que terá hipóteses de passar.

7 pontos

Nuno Carrilho: Depois do fantástico “Suus”, já era de esperar que a proposta albanesa deste ano ficasse aquém das expectativas. Mas se esperava algo fraco, nunca esperei algo tão banal e fracote! Uma das piores dos últimos anos da Albânia, que vai ficar na semifinal, sem dúvida alguma!

5 pontos

Patrícia Gargaté: A Albânia é outro dos países que me costumam surpreender pela positiva mas este ano sinto que ficou pelo medíocre. Identitet é uma boa canção mas na minha opinião acaba por ficar esquecida no meio de outras. Ainda assim para esta final está muito bem e merecia passar à final.

7 pontos

Paulo Morais: É uma canção audível, mas nunca vencedora. Esta identidade albanesa, tem um belo poema, um instrumental interessante, identifica-se ao país, mas não sei se funcionará no ESC, pessoalmente acho que fica pelo caminho. 

6 pontos

Pedro Sá: Rock nacional e bom! Mesmo muito bom. E leva-nos aos tempos otimistas dos anos 80, em que todo o rock soava a um presente e a um futuro alegres! 

8 pontos

Sânio Silva: "Identitet" é um rock com um leve toque folclórico com potencial para uma performance grandiosa. A canção começa timida, com Bledar introduzindo o refrão bombástico cantado por Adrian, que é um intérprete extremamente carismático. O ritmo é bem envolvente, os fãs de rock serão praticamente obrigados a levantar da cadeira, cantar junto, e votar freneticamente na Albânia. O fato de não haver outra canção rock de destaque traz uma grande vantagem pra os albaneses, que podem ser a grande surpresa do ano caso façam uma performance de palco tão forte quanto no Festivali i Këngës.

10 pontos

Total: 65 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

1 comentário: