Olhares sobre o ESC2013: Reino Unido


Intérprete(s): Bonnie Tyler
Tema: Believe in Me


Eurico Alves: Depois de saber quem é a intérprete fiquei com as expetativas elevadas em relação à participação do Reino Unido e, depois de ouvir o resultado final, fiquei bastante dececionado, sendo uma canção que se encontra bastante longe do desejável. Tem pouca força, não me parece que possa ser feito muito em palco… Tudo dependerá do jogo de câmaras, o que está errado porque o artista deve dirigir-se ao público presente e não limitar-se às câmaras, de modo a aprofundar o conceito de concerto e não de espetáculo de televisão.

4 pontos

Fabiana Silva: É o grande nome da competição e tenho certeza que atrairá muita gente que não conhecia o Eurovision ou que não gostava do festival apenas pela curiosidade de vê-la cantar (muitos falaram: "Bonnie Tyler ainda está viva???"). É um risco que corre o Reino Unido, mas, ainda assim, é um risco mais calculado do que o de 2012. Bonnie ainda faz shows, ainda tem fãs pela Europa e, depois de mais de 35 anos de experiência, ela sabe dominar o palco como ninguém. "Believe in me" é uma balada simples, porém muito bonita e agradável (apesar de motivacional), que deve levar uma boa pontuação do júri e também certo apoio do público. Não seria tão chocante vê-la no top-10 esse ano.

8 pontos


Guilherme Santos: O Reino Unido volta a levar ao festival um marco incontornável da música internacional. Na minha opinião esta devia ser a vencedora do ESC 2013. O tema não é o meu favorito nem considero que seja a melhor canção. No entanto, trata-se de uma balada com estilo e bem ao estilo da intérprete. Trata-se de uma canção comercial e a prova disso mesmo é que a canção já toca nas rádios. A carreira da intérprete britânica merece ser premiada neste ESC.

12 pontos


João Carvalho: Fiquei surpreendido pela escolha da senhora de “Total Eclipse of The Heart”, mas confesso que estava à espera de uma música um pouco melhor para representar a “Terra de sua Majestade”. Ainda assim, não é nada má.

6 pontos

João Diogo: Mais um grande nome na Eurovisão este ano. E mais um que não desilude. Parece que seguiram um pouco a fórmula do ano passado apostando agora numa senhora. É agradável e vai agradar principalmente ao público mais velho do ESC e com saudades dos velhos tempos. Se não tiverem de atuar em 1º como no ano passado têm tudo para fazer um resultado muito melhor. 

8 pontos

Nuno Carrilho: Quando li a notícia a confirmar que Bonnie Tyler seria a representante do Reino Unido em Malmö fiquei totalmente estasiado! Já a admirava muito e por isso sou um pouco suspeito nessa minha opinião! Contudo, apesar de muitos acharem que será o “flop” deste ano, não concordo em nada! Verdade seja dita, “Believe in Me” não é um tema de outro mundo, nem o ex-libris da carreira de Bonnie, mas é um excelente tema e que por mim ficava nos cinco primeiros! Mas atenção, um bom resultado para o Reino Unido este ano seria muito bom para mudar a “imagem” que os cantores consagrados têm da Eurovisão!

12 pontos

Patrícia Gargaté: Esta é uma aposta demasiado arriscada para o Reino Unido. Enviar uma cantora com o reconhecimento que tem a Bonnie Tyler é bom para o festival, pena ter sido feito com a canção errada. Seria difícil ver a Bonnie Tyler a cantar algo diferente (correria o risco de parecer a Lys Assia a tentar inovar). Pessoalmente a canção não me chama a atenção.

7 pontos

Paulo Morais: Outra que vai ao ESC fora do tempo, no mínimo com um atraso de 30 anos. Bonnie Tyler está muito bem, mas o sucesso ter-lhe-ia bafejado se tivesse aceite o convite no passado, agora penso que o Top 10 vai ser pelo seu percurso e fama e não pela canção. Imagino uma canção deste género levada por Portugal, ia ser sacrificada e atirada para os últimos lugares da tabela, as palavras totaly outdated iam jorrar nas bocas e nos sites por esse mundo eurovisivo fora…

4 pontos

Pedro Sá: Balada bastante razoável. A Bonnie está basicamente balofa e por este andar poderemos chamá-la qualquer dia Globo Redondo.

6 pontos

Sânio Silva: Bonnie Tyler é uma grande artista, com excelente vocal e muita experiência nos palcos. A cantora traz para um Eurovision uma balada pop com elementos country, muito honesta e simpática, mas também extremamente antiquada. Poderia fazer parte de um dos álbuns lançados nos anos 90 de Shania Twain ou Faith Hill. Tem sua qualidade, mas está longe de ser um hit como outras canções de Bonnie. O júri deve apoiá-la pelo vocal, mas não pela composição em si.

6 pontos

Total: 73 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

3 comentários:

  1. Pois esta muito provavelmente vai ter os meus votos. É das melhores neste ano de aberração!

    ResponderEliminar
  2. ó Bonnie... sua balofa! LOLOL Pedro Gargaté, que comentário de maluko!

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo 01:17 : mas num podes votar, né?

    ResponderEliminar