Olhares sobre o ESC2013: Ucrânia


Intérprete(s): Zlata Ognevich
Tema: Gravity




Eurico Alves: Canção comercial que me agrada. É uma boa aposta da Ucrânia, mas longe dos anos em que se arriscava na originalidade e na imprevisibilidade. Há aqui qualidade, trata-se de uma boa voz e, no meio de tanta miséria, passará certamente e duma forma justa à final.

4 pontos

Fabiana Silva: É um excelente exemplo de que um 'revamp' na canção nem sempre a deixa melhor e mais competitiva que a versão inicial. Zlata tentou deixar para trás do stigma de um tema inspirado no Rei Leão, mas "Gravity" parece incompleta sem o coral gospel (vozes graves e agudas), e ainda tem grandes semelhanças com os filmes da Disney. A versão apresentada na final nacional tinha mais charme que essa, mas não podemos negar que Zlata é uma exímia interprete - vocal e presença de palco - e que ela virá com tudo para levar a Ucrânia de novo para a final; ela é carismática, experiente e bem conhecida nos países vizinhos e entre os eurofãs.

8 pontos

Guilherme Santos: A Ucrânia volta a surgir com um tema forte e com uma canção que, seguramente, vai conquistar os fãs e os seguidores do Festival. Ainda assim parece-me um tema bastante inferior aos que foram apresentados nos últimos anos. Seja como for, cada festival é um festival novo e diferente e, por essa razão, não devem ser feitas quaisquer comparações.

2 pontos

João Diogo: A primeira versão desta música era estranhíssima, perdia-se lá pelo meio. No entanto, com os novos arranjos melhorou imenso. Conquista audição após audição e de certeza que resultará bem em palco. O fim parece ser muito repentino, como se tivessem ficado sem tempo para fazer mais. Um espetador menos atento nem vai dar conta quando é que a música acabou. Com o historial da Ucrânia terá um bom resultado, sem dúvida.

8 pontos

João Carvalho: A Ucrânia habitua-nos todos os anos a grandes canções, e este ano não é exceção. Já gostava da música antes do "upgrade", mas depois ainda fiquei a gostar mais. Tem todos os ingredientes para se sair bem na Eurovisão: bela intérprete com uma grande voz numa música potente.

10 pontos

Nuno Carrilho: A Ucrânia traz um dos meus temas favoritos deste ano! “Gravity” tem uma força enorme quando interpretado ao vivo, sendo que para tal contribui o estrondoso poder vocal de Zlata e a sua grande presença em palco. Por ter sido escolhida cedo, a música tem sido esquecida por muitos, o que poderá ser uma vantagem para Zlata.

12 pontos

Patrícia Gargaté: É a minha canção favorita do ano e por isso poupo muitos comentários. A voz da Zlata é muito boa e a canção está muito bem construída. Ainda assim prefiro a versão ao vivo que a de estúdio e espero que seja cantada como na final nacional ucraniana.

12 pontos

Paulo Morais: Gravity é interessante e Zlata tem boa presença e voz. A sonoridade deste tema é agradável, mas não é um tema vencedor. De todas as participações deste país esta canção é uma das que menos gosto. Estará na Final, mas vai se perder no meio da tabela… espero eu!

5 pontos

Pedro Sá: Antes de mais, NHAM! O grande problema disto será mesmo a mise-en-scène, que isto é uma canção difícil de qualificar.

7 pontos

Sânio Silva: É uma canção grandiosa e pode ser mais perigosa do que se imagina. Zlata é uma vocalista fantástica, experiente, e muito carismática. A composição não é muito original, lembrando bastante temas de musicais, e a produção não é das mehores. Apesar de tudo, "Gravity" se destaca na competição e, conhecendo os ucranianos, uma apresentação grandiosa deve estar sendo preparada. Com certeza, durante os ensaios, se tornará um favorito ainda maior.

7 pontos

Total: 75 pontos
Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

6 comentários:

  1. Nunca sei muito bem onde devo comentar os olhares. Vou optar por esta página neste caso. A canção ucraniana é, para mim, uma das potenciais vencedoras do ESC 13. Zlata é carismática e muito competente ao vivo (muito superior a Dina Garipova e a Emília da Floresta, a fada new age). Mais, mostra ter classe. 'Gravity'tem partes que me agradam muito, mas a canção como um todo é algo desconcertante. Arranca, pára, torna arrancar e pára de repente numa travagem brusca que pode ser perigosa para quem esteja a ouvir sem cinto de segurança. :) Prefiro a versão original. Vai ter muitos pontos. Boa sorte.

    P.S. I: o vídeo é fraquinho e faz crer que estamos a ouvir a canção-tema do Rei Leão passado numa realidade alternativa.

    P.S. II: Até agora, merecia estar em primeiro lugar logo seguida pela canção da Eslovénia.

    ResponderEliminar
  2. Guarda Pretoriana do MF13 de abril de 2013 às 21:29

    P.S. III: Ganda Shevek!

    ResponderEliminar
  3. Olá, como é que tens estado, GPF? Desejo-te um purpurínico dia!

    ResponderEliminar
  4. ...Enfim, 75 pontos em 120! Acho pouco, a música é muito bem conseguida, e a versão live é excelente!
    - 12 pontos da minha parte ;)

    ResponderEliminar
  5. Underrated! Em comparação com a Dinamarca que teve 96 pontos, esta música é muito melhor. Merecia mais de 100 pontos.
    A Dinamarca é o exemplo de como um bom "marketing" e as influências podem expandir-se conquistando público. Eu pessoalmente não gosto.

    ResponderEliminar
  6. Esta música é excelente e vai arrasar, provavelmente arrebatar o prémio. Não lhe ficaria mal e o Shevek fez, a meu ver, um comentário apropriado. ;)

    ResponderEliminar