Olhares sobre o ESC2013: Rússia


Intérprete(s): Dina Garipova
Tema: What If


Eurico Alves: A balada que parece que todos já ouvimos nalgum lado, igual portanto a tantas outras. Há aqui alguma qualidade mas continua a ser uma canção cliché com a letra do costume… Gosto da parte de ser comercial; enfim, é razoável. Tendo em conta que é a Rússia, já está na final. Sou daqueles que acha que há cada vez menos países aos quais podemos dizer, mesmo não conhecendo a canção, que é um forte candidato a finalista, mas a Rússia, tal como a Grécia, são países que resistem a isso.

3 pontos

Fabiana Silva: Apenas por ser representante russa e por ser composta por um time de suecos, "What if" já aparece entre os cinco primeiros nas casas de apostas. Porém, a canção de Diana Garipova é muito similar (para não falarmos idêntica) a "Carried away", do grupo pop britânico Hear'say, tema que foi originalmente lançado em 2001. Diana tem uma voz lindíssima e muita técnica vocal, mas sua presença de palco deixa a desejar e a inexperiência pode pesar em uma semifinal cheia de baladas femininas melhores que a dela. Ainda assim, o voto dos países vizinhos serão decisivos no resultado final e, por esse motivo, a Rússia é país certo na grande final.

3 pontos

Guilherme Santos: Uma melodia bonita, uma voz fantástica e um tema muito agradável.

3 pontos

João Diogo: Mais uma balada, mais uma que gosto. Pode ser cliché e pode não acrescentar nada mas resulta muito bem. Já estou a imaginar no palco do ESC a Dina Garipova ao centro a cantar rodeada por violinos e uma bateria. Vem aí mais um bom resultado para a Rússia.

7 pontos

João Carvalho: A Rússia melhorou qualitativamente face a anos anteriores. Não me lembro de música tão boa a representar este país, nem mesmo quando venceu em 2008. Pode parecer uma balada à antiga, mas eu vejo um pouco mais que isso. Estará certamente na final. 

7 pontos

Nuno Carrilho: Depois do segundo lugar conseguido em Baku, a Rússia aposta forte para Malmö. A cantora, Dina Garipova, apesar de ser ainda bastante jovem tem dado provas do enorme vocal que tem e sem dúvida que dará uma das melhores interpretações da edição, o que será fundamental para o sucesso de “What If”. Atenção que poderá ser uma das surpresas na votação final! Por mim, fazia parte do top5 da edição!

12 pontos

Patrícia Gargaté: A Rússia é um país a concurso que costumo adorar. Este ano trás uma balada que, comparada a outras, acaba por ser perder pelo caminho e para além disso soa a algo familiar. Tem poucos momentos que captem a atenção, ainda assim não posso dizer que é uma má canção, pelo contrário, é bonita, mas talvez isso não chegue.

7 pontos

Paulo Morais: E depois das avozinhas quase terem levado o ESC novamente para Moscovo, este ano este país mudou o seu estilo e optou por uma balada e que baladona…desculpem, mas não gosto da mensagem, apesar de ter tudo a ver com esta edição, não me cativa, soa tudo a falso, até o vídeo. Gostava que ficasse na Semi, mas é a Rússia e se até o “ Vilã” ganhou com aquela porcaria (2008), a presença na Final é certa. Gosto da Dina, mas com outra balada.

3 pontos

Pedro Sá: Antes de mais, em menos de dez segundos mete a Estónia fora da final. E ela parece ter muito mais carisma que a maioria dos adversários. Sankt-Peterburg 2014 não é impossível. Fortíssimo. 10 pontos que só não são 12 porque não há pachorra possível para letras assim lamechas

10 pontos

Sânio Silva: Trata-se de uma clássica balada interpretada por uma grande voz, algo extremamente comum no Eurovision. "What if" não é moderna ou diferente, simplesmente segue a linha de sucessos internacionais do gênero nos anos 90. A melodia não transmite grandes emoções, e essa falha deve ser corrigida com uma boa apresentação de palco. A Rússia não deve ter dificuldades em se classificar, mas essa música deve ser prejudicada na final enfrentando países com baladas mais competitivas.

5 pontos


Total: 60 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

4 comentários:

  1. Igual a tantas outras baladas,cópia de outra canção qualquer...definitivamente SIM.Têm a sorte de ser muito bem cantada pela Dina e pôr ser a Rússia...dou-lhe 6/7 pontinhos pq lá no fundo é agradável de ouvir.
    E depois do 2ºlugar das "Babuskas" o ano passado já fico feliz por ñ se terem lembrado de levar as senhoras de novo :P

    ResponderEliminar
  2. A Rússia não é, propriamente, a Prússia por isso há que ter contenção ao pontuá~la

    ResponderEliminar
  3. Na final de certeza, mas não merecem a pontuação que vão ter...enfim, What If Russia does not pass to the finals? Shall we bury our guns? ;) A balada é tão cliché que já a estou a ver como vencedora (Não se esqueçam, não é preciso muita qualidade para a Rússia ganhar) - 2 pontos

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente não gosto. Prefiro muito mais a da Estónia.

    ResponderEliminar