Olhares sobre o ESC2013: Moldávia


Intérprete(s): Aliona Moon 
Tema: O Mie



Eurico Alves: Esta canção tem tanto potencial mas está tão mal explorada. Falta-lhe um instrumental mais forte e uma apresentação não tão estática. Tal como está, é apenas mais uma canção e não A canção que poderia ser. É uma questão de garra, que é essencialmente isso que lhe falta.

2 pontos

Fabiana Silva: Mais uma bonita balada para essa primeira semifinal, que será marcada pela grande quantidade de mulheres que investiram no gênero e que acertaram! A Moldávia traz um tema que mescla a suavidade do piano (tocado por Pasha Parfeny) com a força da orquestração, além de contar com uma excelente interpretação de Aliona Moon, com o diferencial do idioma romeno - que deu um charme especial à canção - e com o apoio dos países vizinhos (Belarus, Rússia e Ucrânia). É a melhor das duas balada da segunda parte do show e isso pode parecer uma outra vantagem para o país, mas temos que levar em consideração todas as favoritas que se apresentam na primeira parte.

7 pontos

Guilherme Santos: A moldávia não aparece este ano com um tema surpreendente. A minha pontuação é pura simpatia e um simples agradecimento pela visita de Pasha Parfeny a Portugal, em Setembro do ano passado.

4 pontos

João Carvalho: Eu já gostava da versão em inglês, mas a versão em moldavo, deu-lhe um toque especial! O melhor da canção é que é sempre em crescendo até que termina de uma forma quase explosiva. Isto resulta bem, e sendo a Moldávia, terá certamente presença na final. Assim espero.

10 pontos

João Diogo: Mais uma balada a tentar criar um ambiente mágico e misterioso. Mudem o penteado da senhora e a indumentária também. Fica hedionda com aquelas argolas todas na testa e no pescoço. A parte em que começa a ganhar força é a pior parte da música. Acaba por ficar um pouco estranha ali pelo meio. Precisava ser trabalhada.

4 pontos

Nuno Carrilho: Uma grande balada oriunda da Moldávia que foi muito bem recebida pelo público eurovisivo. A prestação vocal de Aliona é impecável mas decisão de cantar em romeno em vez de inglês poderá prejudicar a pontuação do televoto no tema. Outro ponto a melhorar é a prestação em palco, pois faz lembrar muito a atuação do Azerbaijão em Baku.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Uma excelente escolha da Moldávia. O Mie é uma balada forte, com muito potencial. Gosto da presença da cantora em palco e acho que tem tudo para resultar. Uma das baladas mais bonitas do ano!

10 pontos

Paulo Morais: Pessoalmente gosto desta balada, especialmente cantada na sua língua materna. Tem uma boa sonoridade e fica no ouvido. A imagem da Aliona, não passa despercebida, apesar de achar um pouco exagerada, acho que resulta nesta canção. Deverá ter um pé na final.

8 pontos

Pedro Sá: Bem melhor em romeno que em inglês, desde logo, o que explica facilmente a opção por esta versão. Esta canção precisava de mais vogais abertas. Outra que saiu melhor que a encomenda.

6 pontos

Sânio Silva: Foi uma ótima decisão interpretar a canção em romeno, apesar da versão em inglês também ser bastante interessante. Aliona não tem uma voz grandiosa, mas seu timbre delicado é encantador e perfeito para "O mie". É uma das melhores baladas da edição, honesta e cheia de sentimento, e mesmo não sendo muito original se destaca pelo seu clima de mistério. A apresentação na final nacional foi fantástica, mas era baseada na versão em inglês, então em Malmö devemos ver algo bem diferente.

10 pontos

Total: 71 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

1 comentário: