Olhares sobre o ESC2013: Lituânia


Intérprete(s): Andrius Pojavis
Tema: Something



Eurico Alves: A canção até tem potencial mas o intérprete não tem propriamente jeito para aquilo. Há ali muito a ser explorado e tal exige muita dedicação e incorporação do estilo musical em questão por parte do cantor. Tal como a pude ouvir, é uma canção neutra que passará despercebida e, no meu ver, não deixará qualquer marca no concurso, o que mais uma vez me leva a questionar que sentido é que faz participar no ESC com propostas como esta. Se fizerem as alterações devidas pode alcançar um bom lugar, o que espero que aconteça porque este é dos meus estilos musicais favoritos, mas pronto, tendo em conta o que vi na final da Lituânia:

1 ponto

Fabiana Silva: A Lituânia decidiu arriscar-se bastante para o Eurovision 2013 e, musicalmente falando, tal risco foi acertadíssimo. "Something" traz uma excelente mistura entre o eletrônico, o pop, o rock e o indie, sendo diferente de todas as propostas apresentadas para este ano e um tema que pode ser apoiado pelo júri. Mas, infelizmente, ela foi incompreendida pelos fãs do Eurovision e não aparece na parte mais alta nas casas de aposta e nas prévias. A maior ressalva aqui é o próprio Andrius: ele tem uma excelente voz, que cai como uma luva na melodia, mas ele não tem boa presença de palco e a performance na final nacional foi muito parada e desinteressante.

8 pontos

Guilherme Santos: Considero um tema muito agradável.

1 ponto

João Carvalho: Com um instrumental potente e mesmo ao meu agrado, esta é uma das músicas que possivelmente passaria numa rádio portuguesa, como as de outras bandas "pop-rock" mais conhecidas. O único senão será a performance ao vivo, visto que a voz não sobressai tanto como na versão estúdio, porém, espero vê-la na final.

8 pontos


João Diogo: Precisa de melhorar a pronúncia. Uma música destas precisava de mais garra na voz, coisa que o Andrius parece não ter. Em algumas partes é abafado pelo instrumental. Passa-me completamente ao lado.

1 ponto

Nuno Carrilho: Depois do surpreendente resultado obtido em Baku, a Lituânia este ano fica mesmo na semifinal. O tema não é mau, pelo contrário, mas torna-se fraco e desinteressante com o decorrer do instrumental. A presença em palco do cantor também não é nada de outro mundo e a Lituânia está mesmo destinada a ficar na semifinal se não der uma grande reviravolta à prestação de Andrius.

5 pontos

Patrícia Gargaté: Quase que parecia uma canção dos The Killers. Ainda assim é uma canção comercial, talvez um pouco descontextualizada do Festival Eurovisão. É incapaz de captar a minha atenção e talvez a da maioria do público.

5 pontos

Paulo Morais: Este Something encantou-me desde o início. Acho uma excelente aposta, uma boa canção, uma boa voz. Espero sinceramente que esta canção consiga ser finalista, mas acho que vai ficar esquecida e além disso, o historial deste país não joga muito a seu favor. Com o sabor amargo da miragem, ficará perto de, mas ao mesmo tempo longe…

10 pontos

Pedro Sá: The Killers meet The Lovebugs. Isto é simplesmente fabuloso.

12 pontos

Sânio Silva: Um indie rock que lembra os fantásticos The Killers, mas apresentado de forma extremamente amadora. Mesmo tendo uma boa voz, Andrius é um cantor que não tem nem carísma nem presença de palco. A produção e a melodia são interessantes, mas a letra não soa honesta ao vivo, e ele aparenta estar completamente perdido, como se não estivesse preparado para se apresentar. No palco, haverão 4 ou 5 backing vocals, o que é um grande erro - a música precisa de uma banda. Três de seus principais aliados - Geórgia, Letônia e Belarus- estão na segunda semi final, e isso pode prejudicar muito os lituanos, que estiveram na final nos dois últimos anos.

4 pontos 
Total: 55 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

10 comentários:

  1. Uma vez mais, o discurso de Guilherme Santos não é coerente com a pontuação.... ou ele pensa que a escala é ao contrário?

    ResponderEliminar
  2. "Guilherme Santos: Considero um tema muito agradável.

    1 ponto"

    QUAC!

    ResponderEliminar
  3. Nada acrescentar...Boa música e bom cantor mas infelizmente com alguns problemas de comportamento em palco looool.

    ResponderEliminar
  4. Eu juro que não percebo o senhor Guilherme Santos!!! É um tema agradável e dá um ponto?! Para não falar já na quantidade exagerada de 0 pontos que deu até agora. É certo que pode haver uma música ou outra que mereça pontuações baixas, mas quase metade das canções analisadas até agora levaram pontuação a rondar os 0 pontos. A Eurovisão deve ter uma qualidade musical muito má para o gosto requintado da pessoa em questão.

    Quanto à música analisada: é das mais fracas este ano, na minha opinião, e em grande parte à pouca presença de palco do Andrius.

    ResponderEliminar
  5. @ Anónimo 22:19..."(...)ou ele pensa que a escala é ao contrário?"

    Duplo QUAC!

    ResponderEliminar
  6. O Guilherme Santos da zero pontos a todas as musicas que nao estao no seu top 10 pessoal, ele nao percebeu de todo o sistema de votacoes aqui.

    ResponderEliminar
  7. Já tenho pensado se o guilherme santos não será uma criança de 8 anos, tipo, filho de alguém que o deixa vir aqui brincar. Não que os outros sejam propriamente bons: tirando o sânio silva que é o único que escreve comentérios decentes, independentemente de se concordar mais ou menos, e às vezes o paulo morais ou uma das meninas, todos os outros me fazem corar de vergonha.
    Mas o guilherme santos de facto exagera, está completamente fora da coisa, e não é só deste ano!

    ResponderEliminar
  8. Sânio, Belarus está na primeira semifinal (se apresenta após a Lituânia).

    ResponderEliminar
  9. A música é agradável mas ele comporta-se em cena como um atrasado mental.Aquele sobe e desce das sobrancelhas chega a ser irritante.

    ResponderEliminar