Olhares sobre o ESC2013: Irlanda



Intérprete(s): Ryan Dolan 
Tema: Only Love Survives



Eurico Alves: O início é cativante, até a canção se tornar banal como grande parte do pop que ouvimos hoje. Não deixa de ser atual e tem hipóteses de surpreender em palco. Agrada-me o facto de se estar a levar um estilo moderno e comercial para o palco do ESC.

6 pontos

Fabiana Silva: Na briga com a canção da Bélgica (sua maior rival em quesito de similaridade), a canção da Irlanda ganha de lavada. Ryan tem um vocal bom - ainda que tenha que melhorar um pouco alguns agudos, é carismático e sente-se confortável interpretando um electropop. A construção do tema também leva vantagem sobre os belgas, apesar de também não ter nenhuma grande inovação na melodia e no arranjo. "Only love survives" traz tambores interessantes no instrumental e seu refrão gruda na cabeça como um chiclete. Na apresentação da final nacional, as backing vocals atrapalharam um pouco o andamento da canção, deixando-a confusa.

4 pontos

Guilherme Santos: Um tema cheio de energia e muito animado.
É uma proposta interessante, embora não consiga morrer de amores pelo instrumental deste tema.

2 pontos

João Carvalho: É claramente uma melhoria face aos dois anos seguidos de "Jedward". Esta é também uma das mais "mainstream" e que facilmente poderíamos ouvir nas rádios que por cá passam música mais jovem. É das melhores músicas no género "dance music", este ano na Eurovisão.

6 pontos

João Diogo: Consigo gostar da versão estúdio e não gostar da versão ao vivo. Acho que para resultar precisa de cor e uma coreografia, de forma a completar-se. Porque se virmos o vídeo da final nacional irlandesa aquilo fica muito vazio, não cativa nada. A música não é má mas não acho que tenha um futuro muito promissor.

5 pontos

Nuno Carrilho: Não entendo a grande paixão que a maioria dos fãs nutre por este tema. Além de ser mais do mesmo, acho-o enfadonho e sem nada de interessante. Apesar da final nacional irlandesa não ser propriamente um palco onde os artistas possam atuar da melhor forma, deu para ver que a prestação de Ryan deixa muito a desejar. Por mim, ficava na semifinal.

6 pontos

Patrícia Gargaté: Esta é daquelas canções que não me chama minimamente a atenção. É tão banal e com uma sonoridade tão conhecida que acaba por cair no esquecimento. Na minha opinião sem dúvida que não merecia uma ida à final.

5 pontos

Paulo Morais: Mais uma canção que ouço, mas não gastaria um cêntimo com ela. Admito que este Only love survives pode agradar, até porque tem ritmo e é bem orelhuda. Passar à Final? Talvez, mas ganhar não.

5 pontos

Pedro Sá: Uma canção cheia de personalidade, dentro da melhor produção britânica. Falta é ali algo…aquelas partes mais paradas são fracas e cortam a vibe.

6 pontos

Sânio Silva: A música começa bastante atraente no primeiro verso, mas o refrão é o que põe tudo a perder. É um pop que tenta ser moderno, mas acaba caindo em vários clichés, a começar pela letra que exalta o amor - "Se é o fim dos tempos, o amor permanecerá". Tudo beira a mediocridade - o arranjo, a melodia, a letra, e até o vocalista. Mas, apesar de toda a falta de originalidade, a Irlanda deve conseguir chegar a final com a ajuda da apresentação de palco que usará elementos modernos e tradicionais.

5 pontos

Total: 50 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

2 comentários:

  1. "Guilherme Santos: Um tema cheio de energia e muito animado.
    É uma proposta interessante"

    lol isso é que é saber pontuar

    ResponderEliminar