Olhares sobre o ESC2013: Holanda


Intérprete(s): Anouk
Terma: Birds


Eurico Alves: Com uma aposta num tema cliché e em harmonias pouco vulgares, a qualidade desta canção é inegável mas talvez seja demasiado complexa para o público a compreender. Pode ter muita qualidade mas não é propriamente cativante. Provavelmente não irá passar, o que se percebe e não é de todo injusto.

3 pontos

Fabiana Silva: É a balada mais melancólica da primeira noite e sua interprete é especialista no assunto; sem dúvida nenhuma, os fãs podem esperar um show sincero e memorável da representante holandesa. "Birds" tem uma melodia suave, mas sua letra é forte e depressiva - um choque de realidades que a transformam em uma das melhores canções do ano (ao menos em um das canções mais puras e mais bem estruturadas do ano). A voz grave de Anouk está carregada de sentimentos e, com certeza, ela fará com que cada telespectadora sinta o que ela está cantando. Porém, pode haver duas reações aqui: um lugar no top-5 ou uma incompreensão geral, deixando-a nas posições mais baixas da semifinal.

12 pontos

Guilherme Santos: A Holanda é, para mim, a grande deceção deste ano. Se gosto da canção? Sim, é claro que gosto e, obviamente, considero que a Anouk é uma pérola. Mas o tema não me convence.

0 pontos

João Diogo: O nome prometia muito. Acabou por sair uma boa música, que aprecio, mas que não vai muito ao encontro do que costuma resultar no ESC. Espero que criem um ambiente mágico em palco para captar a atenção e a música sobressair. Não é fácil gostar desta música, e muito menos logo à primeira audição.

6 pontos

João Carvalho: Parece-me que ainda não será desta que a Holanda irá à final. A ideia era interessante, mas tornou-se uma música aborrecida. Vem um pouco atrasada, faz-me lembrar o tipo de músicas que se ouvem em musicais dos anos 90. Porém, em termos vocais está no ponto.

4 pontos

Nuno Carrilho: Fora da final desde 2004, a Holanda traz este ano a sua melhor proposta da história. Uma cantora bastante conhecida e um tema muito bom, torna a Holanda um dos  países favoritos a vencer em Malmö. Contudo, o tema poderá ser bom demais para a Eurovisão, prevendo-se já que o tema seja mais pontuado pelo júri do que pelo público. Mas, sem dúvida alguma, uma grande proposta da Holanda! Na minha opinião, era a vencedora!

12 pontos

Patrícia Gargaté: Gosto desta canção, uma balada bonita. Na minha opinião é um tanto ou quanto inspirada na Lana Del Rey, ainda assim merece uma ida à final.

8 pontos

Paulo Morais: E passados tantos anos, eis que finalmente a Anouk vai à Eurovisão. Birds é uma canção melancólica, bem interpretada e com um poema muito belo. Pessoalmente é uma das minhas favoritas e espero que voe alto em Malmo, mas isto de votações eurovisivas, não sei não, e ultimamente este país e Final têm andado de costas voltadas. Encaro a Anouk como uma espécie de salvação nacional, caso seja eliminada, ou uma má classificação, prevejo um desfecho tipo Portugal. Desejo um Top 3 na Final. Sem qualquer dúvida:

12 pontos

Pedro Sá: Continuo na minha. Se toda a apresentação visual for boa esta canção é o alvo a abater. A questão é que a TROS não é especialista nisso, pelo contrário, embora a Anouk tenha por certo um staff da melhor qualidade por trás dela. E de facto fica a perder em termos sonoros depois da Rússia e Ucrânia.

5 pontos

Sânio Silva: Anouk surpreendeu a todos com uma canção que foge do seu conhecido estilo roqueiro. "Birds" é uam balada extremamente sofisticada, com um arranjo alternativo e muito original. Não é uma canção que se escuta em qualquer lugar, e deve ser a grande favorita do júri. A melodia é envolvente, transmite muita emoção, e com a interpretação carismática de Anouk muitos votos do público devem ser conquistados. Mesmo sendo uma canção calma, essa é uma aposta muito agressiva, e os holandeses tem chances reais de voltar a vencer depois de quase 40 anos.

12 pontos


Total: 74 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

5 comentários:

  1. Não consigo ouvir esta canção.Logo aos primeiros acordes vejo-me impelido a pará-la. A Holanda desde há muitos anos que não apresenta uma canção de jeito, talvez o interesse em ganhar ou mesmo em fazer boa figura não seja assim tão grande como isso.

    ResponderEliminar
  2. "Guilherme Santos: A Holanda é, para mim, a grande deceção deste ano. Se gosto da canção? Sim, é claro que gosto e, obviamente, considero que a Anouk é uma pérola. Mas o tema não me convence
    0 pontos"

    Primeiro: diz que é a decepção do ano. Segundo: pergunta a ele próprio se gosta da canção e responde que sim e diz que a Anouk é um pérola. Terceiro: o tema não o convence. Quarto: dá 0 pontos.

    Conclusão: Ou o segundo ponto foi uma ironia muito mal concretizada ou então deveria estar um pouco tocado a álcool quando fez esta análise tal não é a contradição.

    ResponderEliminar
  3. Cada um tem a sua opinião e respeito, mas também vou dar a minha. Sou um enorme fã da Eurovisão, como todos vocês :) mas há um discurso que se ainda tolero naqueles que não fãs da Eurovisão, não consigo ter a mesma postura para os fãs. Como pode um fã (e já tenho ouvido uns quantos) dizer que a canção é boa demais para a eurovisão? Ou aqui está explícito que os euro fãs apenas gostam de porcaria? Eu sou um super fã e não acho que haja canções boas demais para a Eurovisão. Agora, dizer que a canção é muito complexa, é outra realidade completamente diferente e que aceito e compreendo. Está na hora dos fãs eurovisivos tratarem a Eurovisão como algo decente... é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Ei Nuno, eu gosto de ti, sabes bem, é o melhor juri do painel, mas por favor... "a Holanda traz este ano a sua melhor proposta da história." ... e que dizer do Ik Hou Von Jou ou Amsterdam ou até mesma a nossa Edsilia?

    ResponderEliminar
  5. Ora bem, a Holanda traz uma das melhores canções ao ESC 2013. Concordo inteiramente com o anónimo de cima. Boa de mais para o ESC é uma absurdo para quem é fan do certame como eu. Por outro lado, também compreendo a posição do Guilherme Santos; vê qualidade na música, mas a mesma não o convence. Apenas não compreendo o uso do verbo gostar conjugado com 0 pontos. Também vejo qualidade na canção montenegrina, por exemplo, mas não gosto do estilo de música (no entanto, não lhe atribuiria 0 pontos). 'Birds' é uma balada melancólica, baseada numa melodia simples e que fica na cabeça com muita facilidade. O arranjo musical discreto vai crescendo ao longo dos 3 minutos e culmina na entrada de um coro infantil que parece, à primeira vista, algo desconcertante. Gosto de ser supreendido, gosto de variedade e é bom notar que há autores suecos que compõem fora do estilo tão querido do MF e de muitos fans. É uma grande canção que merece uma apresentação em palco a condizer (nada de máquinas de vento ciclónicas, nem cortinas de fogo apocalípticas, espero). A voz de Anouk é ótima e condiz com a atmosfera da canção. A letra está ao mesmo nível. Deveria estar à frente da classificação (muito melhor do que a canção dinamarquesa, má de mais para o ESC, na minha opinião de fan). Boa sorte.

    P.S.: esta canção poderá ter uma receção semelhante à que 'Suus' teve no ano passado.

    ResponderEliminar