Olhares sobre o ESC2013: Chipre


Intérprete(s): Despina Olympiou 
Tema: An Me Thimáse



Eurico Alves: A balada banal que pode encantar muita gente e assim resultar, ou passar despercebida e ser uma proposta fracassada de Chipre. Para mim é uma incógnita, pouco ou nada me diz…

2 pontos

Fabiana Silva: O Chipre perdeu uma excelente oportunidade de chegar à final do Eurovision... e de até conquistar um lugarzinho no top-10 da final - tudo por um problema político. Não que "An me thymasai" seja ruim: é uma canção delicada, emotiva, sabiamente interpretada em grego e bem interpretada por Despina Olympiou, que tem um timbre vocal que combina com esse tipo de proposta. Porém, ela não é tão competitiva o bastante, ainda mais disputando a atenção com as baladas da Holanda e da Rússia - ambas no top-5 das casas de apostas e muito bem faladas pelos fãs. Dessa forma, o país não repetirá o que Ivi Adamou fez em 2012; na verdade, nem ficará perto disso.

3 pontos

Guilherme Santos: Embora reconhecendo que este pode até não ser um tema capaz de seduzir o votante, o Chipre aparece, este ano, com um tema de grande qualidade. Considero que a canção cipriota é muito bonita e eu consigo deixar-me embalar pela melodia. Sendo um apaixonado pela língua grega e pelos sons mediterrânicos não posso deixar de atribuir ao Chipre a segunda pontuação mais alta.

10 pontos

João Carvalho: Mais uma que cumpre bem e, este ano mais uma vez, melhor ainda que o país que partilha a mesma língua, a Grécia. É uma balada grega com uma voz forte, ouve-se muito bem, apenas me parece um pouco "mais do mesmo".

5 pontos

João Diogo: “An Me Thimáse” prendeu-me logo à primeira audição. Começa de forma calma e depois vai crescendo e conquistando. Não é uma balada monótona, tem um instrumental interessante e que remete para outras grandes baladas. Surpreendeu-me muito pela positiva e espero que tenha o reconhecimento que merece.

8 pontos

Nuno Carrilho: Apesar de ser uma balada como tantas outras, há algo nesta proposta cipriota que me chama à atenção e me deixa totalmente rendido! Contudo, é um daqueles temas que tem dias: nuns dias achasse o melhor tema da edição, enquanto, que no dia seguinte já se encontra mil e um defeitos, e vice-versa. Uma boa proposta do Chipre que merece fazer parte da grande final.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Pelos vistos há muita gente a elogiar esta canção que para mim não tem nada de especial. Soa a tantas outras baladas já ouvidas. O vocal da cantora também não é nada de surpreendente. Ainda assim é importante referir que é uma canção que se ouve bem, mas sem grandes destaques. Na minha opinião poderia até ficar pela semifinal.

6 pontos

Paulo Morais: Canção bem feita, com um belo poema, uma boa voz, representa muito bem esta ilha, mas para quem está em casa a ver e ouvir pela primeira vez, esta participação cipriota poderá ser muito aborrecida. Eu que já a ouvi algumas vezes e confesso aborrece-me!

5 pontos

Pedro Sá: Bem, se é para dar sono….são 9 da manhã e já fiquei a bocejar. Não tem ponta por onde se lhe pegue.

2 pontos

Sânio Silva: É a balada mais fraca do ano. Começa muito quieta, continua sem grandes mudanças, e ao fim é simplesmente esquecível. Poderia-se usar mais elementos étnicos no arranjo, para que a música fosse mais interessante e diferente. Ao invés disso, apostaram em elementos R&B, o que tornou o tema usual e até inadequado para a vocalista. Despina é uma ótima intérprete, com uma bela voz e visual elegante, e deve receber apoio de uma parte do júri. Mas, mesmo com todo o talento da cantora, dificilmente o Chipre não vai ficar entre os três últimos na semifinal.

2 pontos

Total: 53 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

7 comentários:

  1. Assina: DIOGO GASPAR

    Considero que a canção cipriota é muito bonita e UMA DAS MELHORES DE SEMPRE DA ILHA DO AMOR eu consigo deixar-me embalar pela melodia. Sendo um apaixonado pela língua CIPRIOTA e grega e pelos sons mediterrânicos não posso deixar de atribuir ao Chipre a pontuação mais alta.

    12 pontos

    ResponderEliminar
  2. hello?!? " língua CIPRIOTA" hello?!?!? isso na existe meu

    Anabela Bacalhau

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que a canção do Chipre é uma das melhores. Possui a melhor melodia de 2013 que flui com uma elegância discreta. Despina tem a voz ideal para esta música. Para mim, o Chipre, a Itália e a Holanda trazem as melhores propostas de 2013. O Chipre não deve ter muitos pontos, porque os fans preferem votar em material mais instantâneo, tonitruante e que recorra a cortinas de fogo acopladas a uma boa máquina de vento. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  4. ó Shevek, tu que sabes tudo de tudo, diz lá, para eu tirar esta dúvida tonitruante, se existe Lingua CIPRIOTA?

    Obg, bjs,

    Anabela Bacalhau

    ResponderEliminar
  5. Ó Anabela, eu que sei tudo (obrigadíssimo, és uma querida) não sei responder à tua pergunta. LOL (lá se vai o saber tudo!) Calculo que a referência a uma língua cipriota seja uma forma diplomática de dizer que se fala grego na parte grega da ilha de Chipre.

    Bjs não muito sábios, mas muito tonitruantes.

    ResponderEliminar
  6. O moço do primeiro comentário devia era começar a pensar por ele e não plagiar os comentários dos autores das análises :P

    Uma musica com qualidade e bonita(é inegável) mas ao mesmo tempo...não sei,não me prende a atenção.

    ResponderEliminar
  7. O moço do primeiro comentário devia era começar a pensar por ele e não plagiar os comentários dos autores das análises .

    LLLLLLLLOOOOOOLLLLLLLLLLLLL

    QUEM plagia são os finlandeses que canções da treta e suecos tb

    ResponderEliminar