Olhares sobre o ESC2013: Bulgária


Intérprete(s):  Elitsa & Stoyan 
Tema: Samo Shampioni



Eurico Alves: Tendo em conta o que conheço dos representantes da Bulgária, quase que aposto que vem aí um grande espetáculo para Malmo, o que não torna a canção mais interessante nem mais comercial. Esta canção é demasiado étnica, não me diz absolutamente nada, tendo partes que chegam a cansar o ouvinte, já para não falar na língua (que mais parece um dialeto indígena) em que é cantada. Falhas técnicas não me parece que hajam mas é muito pouco indicada para esta competição; algo diferente é necessário, mas no sentido comercial.

2 pontos

Fabiana Silva: Elitsa Todorova & Stoyan Yankulov podem ter experiência com o Eurovision, mas o que funcionou em 2007 nem sempre funciona agora. "Voda" era bem melhor que "Samo shampioni", sem contar que, na época, ela era uma novidade para os eurofãs, que nunca tinham ouvido nada parecido no festival. Agora, a dupla já é conhecida e segue com a mesma fórmula, regada de percussão e notas muito agudas e melismas (tradicionais do estilo folk/gipsy). A falta de originalidade pode pesar, ainda mais para um país que, nem quando manda uma canção realmente boa ("Na inat"), consegue a classificação para a final.

4 pontos

Guilherme Santos: (Sem comentários)

0 pontos

João Carvalho: Qual era a ideia? Enviar uma música para um campeonato de futebol? É o que mais parece. A única coisa que escapa são os sons étnicos porque de resto pouco se aproveita e chega a ser um pouco irritante.

2 pontos

João Diogo: Tragam a Sofi Marinova de volta, por favor. Pelo menos havia um elemento cómico que trazia interesse à apresentação. Esta “Samo Shampioni” é detestável, chega a dar-me urticária. No dia da semifinal vou estar ansioso que estes três minutos de sofrimento passem.

0 pontos

Nuno Carrilho: Para escapar aos maus resultados obtidos nos últimos anos, a Bulgária aposta na dupla que conseguiu o melhor resultado da história do país na Eurovisão. Mas aposta mal… Perdeu-se o efeito revelação que “Water” apresentou em Helsínquia e o tema fica aquém das expectativas. Mas como se sabe, Elitsa é uma “fera” em palco e isto poderá fazer a diferença e conseguir o apuramento.

8 pontos

Patrícia Gargaté: A Bulgária mudou a sua canção e ainda bem. Samo Shampioni é bem melhor que a primeira canção escolhida mas ainda assim deixa algo a desejar. A magia da Water já se foi e duvido que o sucesso se repita.

7 pontos

Paulo Morais: A Voda era única, apesar de até achar alguma piada a este tema, a magia de 2007 será impossível de repetir. Poderá se destacar pela diferença, mas alcançar o quinto lugar como em Helsínquia, duvido. Esquecendo a letra e ouvindo só o instrumental e o vocal:

7 pontos

Pedro Sá: Está a anos-luz de Voda. Fraquíssimo. As tentativas de voltar a meter os ah e os ih de 2007 são absolutamente patéticas.

2 pontos

Sânio Silva: Não é tão agressiva como "Voda", mas essa deve ser a canção a levar a Bulgária de volta a final. Elitsa e Stoyan são fantásticos no palco, e devem fazer uma das melhores performances da segunda semifinal, com seus épicos tambores e luta de baquetas. A música é bombástica, envolvente, e foi produzida com muito profissionalismo. Os elementos étnicos combinam perfeitamente com as batidas eletrônicas. 

10 pontos

Total: 42 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

1 comentário:

  1. Mais uma vez... nota mil para o comentário do Guilherme. É caso para dizer, "as palavras são oiro" para alguns.

    ResponderEliminar