Olhares sobre o ESC2013: Azerbaijão


Intérprete(s): Farid Mammadov 
Tema: Hold Me


Eurico Alves: Canção orelhuda, previsível e que representa o quão forçosamente o Azerbaijão se tenta fazer passar por país moderno e, no campo da música comercial. Há aqui qualidade mas o exagero da interpretação torna a proposta demasiado festivaleira, além de que não consigo ver um pingo de sinceridade nas palavras que ali são proferidas. Por vezes, quando se esforça demasiado, o efeito que se quer transparecer dá origem exatamente ao contrário.

4 pontos

Fabiana Silva: Fica longe de ser a música mais original desta semifinal (e que música do Azerbaijão foi?), mas sua classificação não seria uma má aquisição para a final do dia 18. Farid Mammadov era o melhor na final do fraco Milli Seçim Turu e defender uma canção do experiente Kontopoulos ajudou na vitória. "Hold me" é uma das melhores música do Azerbaijão na história do Eurovision, com uma crescente constante, porém suave, e com excelente orquestração. O inglês pode melhorar, assim como a presença de palco, já que Farid é muito parado e pouco expressivo diante das câmeras. Com a saída da Turquia do festival, os azeris devem facilmente carimbar seu posto no top-10 da final, mas não terá chances de vitória.  

6 pontos

Guilherme Santos: Mais uma vez uma forte aposta.

10 pontos

João Carvalho: O Azerbaijão sempre a apostar forte, mais que muitos dos países que cá andam há mais anos. É uma música ao estilo do que mais costumamos ver pela Eurovisão e que resulta quase sempre bem. Já deu para ver que o cantor é vocalmente competente ao vivo o que aliado à canção em si, dá à partida um bilhete de passagem para a final.

7 pontos

João Diogo: O Azerbaijão é um país que nos últimos quatro anos trouxe músicas das quais gostei muito. E simpatizo com as suas propostas anteriores. Esta balada ensona-me um bocadinho. Não é que seja má mas não me prende tanto como a de outros países. Não tem nada que a distancie de tantas outras que já existem. O Azerbaijão desiludiu-me um pouco este ano.

5 pontos

Nuno Carrilho: Uma participação dessas a sair daquela final nacional é quase inacreditável… Farid traz ao palco do ESC uma das melhores prestações vocais do ano e um tema, que apesar de ser tudo menos original, tem tudo para arrasar… Sem dúvida que será finalista e ocupará um dos lugares cimeiros, mas veremos como se sai o Azerbaijão sem a presença da Turquia.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Esta é mais uma daquelas que me desperta o “onde é que eu já ouvi isto”… É uma canção bonita, uma balada forte e com todo o potencial para ir à final, alias, do Azerbaijão nem se pensava outra coisa.

8 pontos

Paulo Morais: E aqui vem este país novamente ao ataque e desta vez aposta no masculino, com uma balada daquelas que piscam os olhos aos corações sofridos, ao amor e ao sentimentalismo, blá, blá, blá e um chavão no refrão… e sem a irmã Turquia em jogo, prevejo um excelente resultado para o Farid (em 2011 a Turquia não passou à Final e resultado, concentração de votos no Azerbaijão). A comunidade turca espalhada pela Europa vai votar em peso nisto a juntar os votos de todos os que vão ficar encantados com este azeri à lá Suède…

6 pontos

Pedro Sá: Cantor sem carisma. Isto talvez tivesse algum potencial com um cantor como deve ser. Assim não deixa de ser apenas mais uma balada aborrecida. Daješ mi krila, lembram-se?

4 pontos

Sânio Silva: É uma balada comum com um refrão bastante impactante. Me parece muito artificial, os versos e o refrão não parecem pertencer a mesma canção, e a produção deixa muito a desejar - em alguns momentos a música parece uma versão demo. Farid tem uma voz belíssima e torna a canção aceitável. Não seria um dos favoritos se o rapaz não fosse bonito, e se não representasse o Azerbaijão - na verdade, acho que não conseguiria vencer a maioria das finais nacionais do Eurovision. 

5 pontos

Total: 65 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

6 comentários:

  1. Passa sem dificuldades à final.

    ResponderEliminar
  2. Nada de novo não no reino da Dinamarca desta vez mas para os lados do Azerbaijão.É apenas uma núvem passageira mais.12 pontos num top ten alternativo que nunca tive.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que conservam estes arquivos. Agora, 3 anos passados, posso dizer que o que eu opinei aqui saiu mesmo do fundo da minha alma, como quase sempre.

      Eliminar
  3. Uma grande canção interpretada por uma grande voz :D
    Sem carisma? Não concordo nada
    Mas conseguiu uma boa pontuação tendo em conta o que esperava.

    ResponderEliminar
  4. Canção anónima, monótona, com uma melodia cansativa. Muito neutra e, como tal, tão do agrado de alguns. O cantor dá-se bem com as câmaras. Vai ter demasiados pontos e a ausência da Turquia vai ajudar. Até pode ganhar (infelizmente!). Boa sorte.

    ResponderEliminar
  5. Balada forte, claro não muito inventiva e absolutamente nada original, mas absolutamente comum e com uma boa batida; mais bonita (muito mais) do que a balada pirosa da Geórgia. Se ganhar... será uma vencedora rapidamente esquecida como aliás qualquer uma deste ano. Há anos em que a Eurovisão é mesmo assim: paupérrima. O título leva-me a compará-la com a antiga vencedora "Hold Me Now", que detesto; entre as duas, venha o diabo e escolha ou talvez eu até prefira esta.

    ResponderEliminar