Olhares sobre o ESC2013: Áustria


Intérprete(s): Natália Kelly
Tema: Shine

 

Eurico Alves: A canção cativa de início mas torna-se demasiado previsível. Num ano tão fraco até é capaz de se conseguir destacar, mas considero-a uma incógnita. Falta-lhe tanta coisa…

3 pontos
Fabiana Silva: Apesar da estrutura básica de schlager (refrão marcante e keychange depois da última ponte), "Shine" ainda é uma canção muito competitiva, principalmente pela modernização de seu instrumental com elementos R&B e pela performance de Natália, que domina a canção e a faz 'brilhar' no palco. Estar na primeira parte da primeira semifinal não será fácil; enfrentar quatro das seis grandes favoritas do ano na mesma parte de sua semifinal, será ainda pior - mas sua canção foi bem recebida pelo público e brigará por uma das vagas, com grandes chances de classificar-se entre a 8ª e a 10ª posição.
8 pontos
Guilherme Santos: Esta canção, apesar de a considerar uma das mais audíveis, no que diz respeito às últimas propostas da Áustria, parece-me uma canção vazia e sem nada de novo. Aliás, no contexto do ESC, considero mesmo que existe neste tema austríaco uma mistura de alguns ingredientes de outros temas. Não me surpreende.
0 pontos
João Diogo: A típica junção entre uma cara bonita e uma música animada, alegre. Neste caso, resultou muito bem. A sonoridade é agradável, nada de transcendente, mas que resulta bem logo à primeira audição.
7 pontos
João Carvalho: Áustria traz-nos uma música eficaz e que cumprirá bem a sua função. De certa forma, faz-me lembrar um pouco Luciana Abreu e o género com que ela nos poderia representar. É uma canção que se ouve bem e da qual não tenho dúvidas quanto à boa prestação ao vivo.
6 pontos
Nuno Carrilho: Depois da péssima escolha do ano passado, a Áustria volta a apostar forte no ESC. Com um tema que “poderá ser bom demais para a Eurovisão”, se a prestação em palco for marcante, Natália tem tudo para agradar aos mais variados públicos e assim conseguir o apuramento para a grande final. Contudo a falta de vizinhos e amigos afastará a Áustria dos lugares de topo, mas deverá conseguir uma posição entre o 10º e o 15º ugar. De qualquer forma, uma excelente aposta da Áustria e um dos melhores começos dos últimos anos.
8 pontos
Patrícia Gargaté: A Áustria aposta numa boa balada para este ano. Pessoalmente adoro esta música e vejo algo de diferente nela, de uma forma muito positiva. Mas como nada é perfeito vejo uma certa falta de carisma na performance da cantora, aspeto que deveria ser mudado na hora da semifinal. Com uma boa performance tem tudo o que se quer ver numa final.
10 pontos
Pedro Sá: RFM all over again. Vulgaríssimo. Mas assustadoramente à medida desta nova forma de conjugar televoto e júris. Isto é a Natalie Imbruglia versão 2013.
5 pontos

Paulo Morais: Este país espera brilhar novamente no ESC e desta vez tenta a sua sorte com a jovem Natália e o seu Shine. Será que a Europa se vai render à sua beleza, juventude e simplicidade? Acho que sim, este tema apresenta-se leve e fresco, bem cantado e soa bem ao ouvido. A Natália lembra-me a Filipa Azevedo. Estará na Final quase certamente, mas ficará no meio da tabela.
 

8 pontos  
Sânio Silva: Trata-se de um pop com elementos R&B bastante cativante e muito bem interpretado por Natália, que é uma excelente vocalista. É uma entrada bastante profissional, com um arranjo inteligente e refrão memorável, mas que deixa muito a desejar na apresentação. Essa é uma canção que pede um show intimista, com uma coreografia simples da cantora e do coro, algo que destaque sua influência soul. Na fina nacional, Natália e a música pareciam perdidas no palco, a iluminação foi péssima, e a maquina do vento foi completamente inadequada. O figurino deve ser repensado urgentemente, já que estava casual demais. Apesar dessa grave falha, acredito que a classificação da Áustria esteja garantida, mas sua posição final dependerá de como será explorado o potencial de Natália e sua música em Malmö. 
8 pontos
Total: 63 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.




4 comentários:

  1. Eh pá, a Patricia passou-se!

    ResponderEliminar
  2. Uma música lindíssima. Tem os meus 10 pontos.

    ResponderEliminar
  3. eu tb dou 10 pontos ... é a melhor canção de sempre da austria .

    tem uma bela voz , uma melodia muito bonita e um optimo instrumental.

    Assina: Diogo Gaspar

    ResponderEliminar
  4. Parece-me musicalmente superior à dinamarquesa... Tem qualquer coisa de qualidade mas também de inacabado, provavelmente devido à actuação da cantora em palco. Tenho a impressão que se estivessem todas juntas e estáticas ganhariam com isso. Mais concentração e densificação dos elementos em palco, menos passeata sem destino...

    ResponderEliminar