Olhares sobre o ESC2013: ARJ Macedónia


Intérprete(s):  Esma & Lozano 
Tema: Pred Da Se Razdeni



Eurico Alves: Alguém se identifica com esta canção e compreende o que está a ser dito além dos nativos da Macedónia? Parece-me que não! O facto de não ser canta em inglês não faz dela uma proposta com o impacto que poderia ter, pois tem uma estrutura interessante e o seu quê de original. Não vejo falhas a nível técnico nem a vejo a ir muito longe. Há que levar ao ESC propostas mais universais, comerciais e de qualidade, que se identifiquem com o ESC e o modernizem.

3 pontos

Fabiana Silva: É a combinação mais inusitada do Eurovision deste ano, e não é que funcionou tão bem! A voz de Lozano é linda e gostosa de se ouvir, além de versátil; Esma é uma entidade no mundo da música e enche o palco com seu carisma e seu estilo cigano. "Pred da se razdeni" não é melhor que "Imperija", mas também não é pior; ambas exploram os cantores de forma diferente. Misturar dubstep com o idioma romani foi inesperado e esse é o maior triunfo da proposta da Macedônia. Ainda que não repitam o resultado de Kaliopi (algo bem complicado), poderão surpreender e beliscar uma vaga na final, principalmente por toda a fama que Esma tem desde que começou sua carreira.

7 pontos

Guilherme Santos: A força de duas gerações!

7 pontos

João Carvalho: Nesta música temos um misto do bom até ao completamente dispensável. Começa com um primeiro minuto interessante, ao nível de uma bem sucedida Sérvia em 2012, mas depois entra aquele ritmo “panado com pão” que não lembra a ninguém e torna a música escorregadia com tanto azeite.

3 pontos

João Diogo: Esta semifinal está repleta de canções medianas, esta é mais uma delas. No entanto, consegue diferenciar-se do resto. Aquela senhora que aparece ali pelo meio consegue trazer algum interesse à música. Deixa de ser tão monótona. Mesmo assim não me convence.

2 pontos

Nuno Carrilho: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”! Inicialmente não gostei muito da proposta da ARJ da Macedónia, mas cada vez gosto mais! Os cantores complementam-se muito bem e o facto de a Esma ser bastante conhecida na Europa poderá ajudar a ARJ Macedónia a conseguir um lugar cimeiro na grande final, pois o apuramento é mais que justo e merecido.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Gostei da mudança de canção, a Pred Da Se Razdeni torna-se mais chamativa, mais interessante e mais inovadora. As prestações de ambos os cantores complementam-se, tornando a canção muito mais apelativa para o público. Merece uma ida à final, sem dúvida.

8 pontos

Paulo Morais: Um dueto improvável com uma canção diferente. A mistura de estilos não me desagrada de todo. Este nascer do sol macedónio é uma aposta arriscada e uma incógnita, não faço a menor ideia da sua passagem à Final…gosto da melodia, da experiência intergeracional e da língua, mas talvez este sol não brilhe em Malmo… 

8 pontos

Pedro Sá: Em duas palavras, tirem-me daqui. Ou bem que se decidissem pela balada ou pelo ethnodisco. Isto faz-me lembrar algo conhecido português, estranhamente…

2 pontos

Sânio Silva: A música poderia ter mais elementos étnicos, e menos elementos modernos. Tanto Esma quanto Lozano são excelentes artistas, e grandes nomes na Macedônia, mas essa cooperação não parece ter dado muito certo. Seria interessante misturar pop e elementos folclóricos ciganos, mas os produtores parecem querer algo mais atual e incluíram até dubstep no arranjo. Não é ruim, mas está longe de ser algo que ambos os artistas cantariam fora do festival. A dupla parece desconectada no palco, o que nada mais é que um reflexo da própria canção.

5 pontos

Total: 55 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores. 

6 comentários:

  1. Talvez por ser diferente e estar na semi final "menos forte", talvez até tenha sorte por se destacar e, possivelmente, até passar à final.

    ResponderEliminar
  2. Ensinem ao Guilherme Santos o que é comentar por favor

    ResponderEliminar
  3. Grandes comentadores... estranho que ninguém falou na troca de canção...e sim, o comentário do Guilherme, mais uma vez, cinco "estrelas"

    ResponderEliminar
  4. Se calhar o objetivo é falar dessa proposta e não da outra, nao? LOL

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está mais uma neutra canção que tanto parece agradar a algum público ouvinte. A melodia é fraquinha, a letra está repleta de clichés e rapaz dá-se bem com as câmaras. Infelizmente, o Azerbaijão pode ganhar com Hold me (and unfold me LOL) (a Turquia não está presente e todos aqueles votos irão para os seus queridos irmãos).

    ResponderEliminar
  6. A emenda foi pior do que o soneto. A canção da Macedónia parece ter sido feita à pressa. Os dois estilos não se interligam e tudo é colado com cuspo. Péssimo resultado. Mais valia mandar um dos cantores com o seu estilo próprio.

    ResponderEliminar