Olhares sobre o ESC2012: Suécia

Intérprete(s): Loreen
Tema: Euphoria



André Marques: Esta é a grande canção, atuação e cantora deste ano. É o pacote completo. E está num nível bastante superior que tudo o resto este ano. Estou a torcer para que seja a grande vencedora.

12 pontos

Diogo Canudo: Sinceramente nem tenho palavras para descrever esta música. Além de um perfeito e misterioso instrumental, Loreen tem uma das melhores vozes da edição e talvez a que sabe transmitir melhor ao público a sua paixão pela música. Se a atuação permanecer igual à do Melodifestivalen, espera-se uma das melhores performances dos últimos tempos, aliada à boa conjugação de câmaras e de luzes. Sinceramente não sei como é que esta rapariga ainda não lançou nenhum cd e não é famosa mundialmente: é que tem tudo no início, melhor artista que isto, não há. Loreen dá mesmo tudo em palco. A minha favorita em 2012.

12 pontos

Eurico Alves: Não gosto muito, paciência! Foi sem dúvida a justa vencedora deste que foi o pior Melodifestivalen dos últimos anos; parecia-me tudo igual… demasiado eletrónico… pop do mais foleiro que há. Quanto à canção em si, admiro a voz da cantora que é irrepreensível bem como todo o figurino e prestação em palco, mas todo o corpo da música não encaixa bem o suficiente com o refrão, sendo esta última parte, para mim, a única interessante em toda a composição. Canção demasiadamente eletrónica para o meu gosto… falta-lhe algo que a “encha” e a torne mais bombástica. Não quero ser pessimista, mas só a vejo em 2 situações: no top da tabela final, ou no fundo da mesma. Prefiro muito mais a canção da Noruega, mas, ainda assim:

7 pontos

Gil Silva: A Suécia volta com uma excelente aposta e desta vez com uma cantora com uma presença em palco extraordinária e sobretudo uma boa voz. Estou certo que Loreen irá marcar presença no ESC de uma forma inesquecível com o fez no Melodifestivalen. Se manter a ideia original da apresentação da final nacional esta música será sem dúvida a melhor proposta deste ano.

12 pontos

Guilherme Santos: Eu considero absolutamente brilhante este tema.

10 pontos

Nuno Carrilho: Estocolmo 2013! Não existem palavras para descrever esta combinação: música empolgante, letra marcante, cantora excepcional e prestação…memorável! Durante os vários anos da Eurovisão, apenas 2 ou 3 prestações foram mais marcantes do que a de Loreen! Sem margem para dúvidas, a grande favorita á vitória este ano! Se acontecerá o mesmo que à França no ano passado? Não me parece, sendo que me parece que temos aqui um “Fairytale” 2! Das melhores participações de sempre da Suécia!

12 pontos

Patrícia Gargaté: Defendia a vitória desta canção desde o Melodifestivalen, muito em parte pela performance que considero estrondosa e de grande qualidade! Uma grande aposta por parte da Suécia que veio com todas as armas para vencer o festival. Euphoria é das grandes favoritas deste ano e tem tudo para ganhar. Desejo que siga a mesma linha da performance na final nacional pois sem dúvida que acrescenta uma expressividade extra a canção.

12 pontos

Paulo Morais: Que dizer desta canção? Fantástica, muito bem pensada e realizada! Loreen e a sua “Euphoria” poderá contagiar a Europa e levar o ESC até terras suecas e a acontecer não ficarei triste.

12 pontos

Pedro Sá: Fantástico! E eu gostar da música sueca é algo de raro! Também aqui hipnótico, e no bom sentido.

12 pontos

Sânio Silva: Esta é a grande favorita do ano; está no topo das apostas, é um sucesso de vendas, e é bem evidente o grande apoio que está a receber por toda a internet. No início, “Euphoria” era um schlager, tendo sido recusado por Danny, mas Loreen conseguiu ver o potencial na música e instruiu o produtor a fazer um arranjo que se encaixasse com seu estilo. O resultado é um forte electro-pop, original o suficiente para se destacar, mas com vários clichês para agradar as massas. A apresentação é interessante, mas a Suécia mais uma vez pode ter problemas em fazer uma adaptação ao grande palco de Baku. Mesmo assim, é sem dúvidas o candidato mais forte da disputa.

10 pontos

Total: 111 pontos

4 comentários:

  1. Sem dúvida a minha grande favorita e também considero uma das melhores músicas destes últimos anos na Eurovisão.
    Eu confesso que quando vi no inicio do MF que ela ia cantar uma música composta por G:son fiquei com medo (ele compõe basicamente schlager) mas quando ouvi Loreen na primeira semi amei e torci sempre por ela.
    Continuarei a torcer e espero uma vitória sueca na Eurovisão já que esta música tem tudo para agradar o grande público e o júri, pois estes últimos não terão nada a apontar a Loreen que é irrepreensível.

    ResponderEliminar
  2. mau demais para ficar no top 10

    ResponderEliminar
  3. Uma canção que representa o que ultimamente tem sido a "ultimate" performances no ESC. Muito techno pop electrónico e performances de ficar na memória. No entanto para o estilo musical de que representa esta canção, é uma autêntica bomba em diversos sentidos. A sua presença em palco Espero que consiga um grande resultado, porque a suécia ao longo dos tempos tem-nos proporcionado um bom entretenimento eurovisionário, com grandes canções e até mesmo baladas. Um top 10 é muito bom, top 5 é excelente, 1º lugar seria mercedora.
    No entanto.....

    Sweden...7 Points

    ResponderEliminar