Olhares sobre o ESC2012: Sérvia

Intérprete(s): Zeljko Joksimovic
Tema: Nije Ljubav Stvar



André Marques: A Sérvia fez regressar um dos participantes da história do ESC mais querido dos eurofãs. Mas a realidade, 8 anos depois, poderá não ser tão favorável como no passado. Željko vai estar presente numa semifinal cheia de baladas balcânicas e não se poderá apoiar, apenas, no seu nome. Vai ter de surpreender.

4 pontos

Diogo Canudo: “Nije Ljubav Svtar” tem (talvez) o melhor instrumental da edição 2012. O tema é intenso, caloroso, clássico e bastante misterioso. Zeljko não precisa de apresentações, penso que toda a gente já conhece o trabalho do senhor: é fantástico, tem uma excelente voz e enche um palco de emoção e de força. Gosto imenso desta canção e acredito que consiga alcançar o Top 5.

7 pontos

Eurico Alves: Interessante ao início, quente a meio, com garra a 3 quartos do fim e dececionante no final! Quando se começa com algo tão bom e prometedor torna-se difícil manter o nível até ao final. Trata-se duma bonita balada que ainda não foi suficientemente bem explorada. Passará à final com todas as certezas e arrisco a dizer que ficará bem classificada, se bem que por mim não passava do meio da tabela. Ainda assim, tendo esperança que a canção se torne mais forte e tendo em conta o início que me cativou e arrepiou:

7 pontos

Gil Silva: A Sérvia aposta numa balada tipicamente balcânica com um instrumental forte e uma voz poderosa que já nos é bem familiar. O regresso de Željko ao ESC vai valer uns pontinhos e com certeza o passe para a grande final que na minha opinião será merecidíssimo.

10 pontos

Guilherme Santos: Para mim, esta é a melhor canção do ESC, este ano. No entanto, conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Zeljko, eu esperava mais. A Sérvia apresenta uma excelente composição, cheia de música e com uma excelente interpretação. Eu não me importaria de voltar a Belgrado, no entanto guardo a minha pontuação máxima.

8 pontos

Nuno Carrilho: Na minha opinião, a melhor música do ESC2012! Tem tudo o que uma música perfeita requer! Boa letra, excelente melodia, grande voz, presença acentuada…tudo para vencer! O sorteio não foi favorável à Sérvia, mas isto não será impeditivo da ida à final, onde decerto não ficará fora do top5. Melhor tema do ano!

12 pontos

Patrícia Gargaté: A Servia trás este ano e mais uma vez uma enorme aposta. Željko Joksimović já não é um novato no certame eurovisivo e tem tudo para ganhar. Uma canção fantástica, merece os 12 pontos e ainda bem que não cometeram o erro e mudar a letra para inglês, tem um encanto especial em sérvio. Apesar de ser uma das minhas canções favoritas penso que poderá ficar comprometida pela performance, que espero que valorize ainda mais esta linda canção!

12 pontos

Paulo Morais: Željko regressa para tentar dar a segunda vitória à Sérvia, mas apesar desta nova tentativa conter tudo o que este cantor já nos habituou, não me parece que o Festival regresse a Belgrado em 2013. Gosto desta aposta, mas prefiro as duas anteriores levadas por este cantor, principalmente a de 2004. Final garantida e um Top 5, mas não deverá ser o vencedor.

10 pontos

Pedro Sá: Isto não deixa de ser muitíssimo bom...mas sabe a pouco. “Lane moje” era muitíssimo melhor.

7 pontos

Sânio Silva: Zeljko resolveu misturar alguns elementos de música clássica ao seu tradicional som balcânico, e o resultado foi muito bom. A música tem uma estrutura similar a outras suas composições para o ESC, mas destaca-se por uma certa influência ocidental. Ele é um grande artista, sem dúvida alguma, e podemos esperar uma excelente apresentação. Não deve se sair tão bem quanto suas outras candidaturas, mas ainda é uma canção a ser respeitada.

10 pontos

Total:  87 pontos

1 comentário:

  1. A minha preferida deste ano. Pena que não vá ganhar.

    Voz, melodia, letra, é tudo tão bom.

    Adoro!

    ResponderEliminar