Olhares sobre o ESC2012: Portugal

Intérprete(s): Filipa Sousa
Tema: Vida Minha



André Marques: Mais um ano e mais uma oportunidade perdida para fazer um bom Festival da Canção. Ter pouco dinheiro não é desculpa. A culpa é da falta de ideias. “Vida Minha” era das pouquíssimas que se salvava no meio de tanta mediocridade. Agora é fazer o trabalho de casa e preparar algo que nos orgulhe. Mais vale manter as expectativas baixas e sermos surpreendidos com uma passagem à final do que o contrário. Espero que o toque de Fado empolgue os estrangeiros e os faça votar. Força, Filipa!

5 pontos

Diogo Canudo: “Vida Minha” é uma melodia que apela mais ao Fado, mais ao que é português, mais ao que é nosso. A força da canção está no intenso refrão, na dramatização dos coristas e da interpretação limpa de Filipa Sousa. Tenho de referir a letra portuguesa que é perfeita estroficamente, cheia de enumerações e metáforas. Acredito numa passagem à final, mas mais que isso não. Um conselho: façam uma coreografia de coro e aumentem as vossas dos mesmos, como foi feito na “Senhora do Mar”.

8 pontos

Eurico Alves: Tanto ou vivo como visto em casa o FC2012 surpreendeu-me, mas não muito pois continuo a achar que o FC não é um certame de estúdio. Outra coisa que o “estragou” foi a constante referência ao Fado que, no meu ver foi o que mais faltou a esta edição. Ou se tem dinheiro para fazer algo grandioso num numa grande arena ou então não se faz nada (simples, não?!). Bem, no que toca à canção vencedora tenho a dizer que de facto ganhou mesmo a que melhor se apresentou. Desde o dia 10 de março que tenho vindo a gostar cada vez mais desta canção e a RTP parece que está a investir no tema e na nossa prestação em Baku (nunca pensei dizer isto)! A canção é forte e tem muito potencial; é, no meu ver, das melhores baladas a concurso mas temo as modificações que serão feitas. No meu ver, se o lado “baladona” de “Vida Minha” fosse mais explorado que o seu lado de Fado, a canção poderia ter mais futuro. O Fado é insubstituível; se queriam levar Fado ao ESC então que fizessem um FC só com grandes fados. As misturas/influências tradicionais raramente resultam bem e é isso que eu temo. Resta acrescentar que passará certamente à final e que merece trazer para Portugal uma das melhores classificações dos últimos anos.

8 pontos

Gil Silva: E este ano ganhou a melhor música para nos representar. A Filipa e o seu “Vida Minha” com certeza nos deixarão orgulhosos nesta edição do ESC. O instrumental é forte (apenas lhe daria uns ajustes), voz da Filipa é fantástica agora basta prepararem uma apresentação em palco que seja memorável e teremos chances de ter um lugar na final. Não por ser o meu país mas considero “Vida Minha” uma das melhores baladas deste ano.

10 pontos

Guilherme Santos: Portugal apresenta-se com uma canção curiosa.
Filipa Sousa venceu uma competição dedicada ao Fado e onde o Fado deveria marcar presença em cada uma das composições. Inacreditavelmente, essa foi a grande falha. Tirando um caso, que não vou mencionar, fado foi tudo o que faltou nas canções do Festival da Canção 2012. Em Baku, o Fado de Portugal será apresentar uma canção sem Fado. Espero sinceramente que a canção Portuguesa chegue à final. Eu sou capaz de apostar que passa mesmo. A canção é bonita e melodiosa. A intérprete é cativante e, embora seja uma canção que se repete, tem um inicio que me agrada bastante. A história é bonita (muito portuguesa) e, quanto ao Fado, se é que existe algum, esse fado é colocado nesta canção pela voz da Filipa. Nada mais. Não vou pontuar, porque Portugal não vota em si próprio e eu optei por seguir o esquema de votação do ESC.

0 pontos

Nuno Carrilho: Portugal finalmente e felizmente aposta naquilo que eu sempre pedi…uma música com raízes no fado! Com uma grande e jovem voz, com uma rústica e tocante letra e com uma melodia intensa, não podemos sonhar porque? Além disso, Filipa Sousa tem sido uma das cantoras com maior determinação em conseguir um bom resultado e aproveitar ao máximo aqueles minutos em palco. Espero uma grande aprestação em Baku e quem sabe poder voltar a sonhar… De qualquer maneira, uma das 5 melhores canções de 2012! Parabéns!

12 pontos

Patrícia Gargaté: Portugal é um país que precisa de algo realmente inovador e cativante para o sucesso no festival. Este ano levamos um fado com alguma sonoridade pop envolvida, o que proporciona todo um mar de oportunidades. Portugal tem grandes hipóteses de passar à final e quem sabe, um lugar digno na final. Espero uma boa performance que será importantíssima para a imagem da canção. Boa sorte Filipa!

6 pontos

Paulo Morais: E depois da nódoa eurovisiva de 2011 (atenção que até acho um projeto interessante, mas para consumo interno), chega-nos uma canção à la Babic e Coelho. Gostei e votei nela no FC12, tem força, sonoridade, tem alma portuguesa e cheiro a fado, tem uma Filipa potente e linda e tem um coro interessante. As comparações com a Senhora do mar, irão existir sempre, mas acho que Vida Minha tem tudo para se descolar desta. A coreografia será muito importante para transmitir toda a ideia. Acredito na Final e numa boa classificação.

12 pontos

Pedro Sá: Simplesmente hipnótico. No bom sentido.

5 pontos

Sânio Silva: “Vida minha” tem um excelente arranjo, um refrão envolvente e é apresentada por uma forte intérprete. É uma balada balcânica razoável dentro do seu estilo, mas a influência portuguesa torna-a mais interessante. A apresentação no Festival da Canção deixou muito a desejar, chegando parecer muito antiquada. Existe espaço para algo muito mais elaborado, chamando a atenção para o caráter étnico, já que é esse o grande diferencial da música. Apesar de Portugal ter voltado a enviar um ótimo candidato, é triste não ver um Fado de verdade a representando o país no ano em que o género se tornou Património da Imaterial Humanidade.

8 pontos

Total: 74 pontos

Sem comentários