Olhares sobre o ESC2012: Noruega

Intérprete(s): Tooji
Tema:Stay



André Marques: Os noruegueses fizeram uma escolha óbvia, tendo em conta que esta era a música que mais garantias lhes daria de passarem este ano à final. Os ritmos orientais são, nesta canção, a sua grande mais-valia e afastam-na definitivamente do estereótipo "pop banal". Penso que não terá dificuldades em se qualificar.

10 pontos

Diogo Canudo: A Noruega quis apostar numa grande proposta! “Stay” tem um dos melhores instrumentais da Eurovisão 2012, onde prevalece uma junção de electropop com toques orientais/árabes. Além disso Tooji é competente vocalmente, mesmo que a coreografia seja integrada na performance. Francamente, e depois do fracasso do ano passado (“Haba Haba”), Tooji pode oferecer à Noruega novamente o top10. Um dos meus favoritos!

12 pontos

Eurico Alves: Et voilá, a versão melhorada do Eric Saade (as comparações são inevitáveis). Isto sim é pop, pop puro e com qualidade (longe do mundo eletrónico que, ainda não percebi porquê, está a deixar os fãs ao rubro). A sonoridade é diferente e provoca estímulo para que se queira saber o que vai acontecer a seguir. É orelhuda (no bom sentido), tem qualidade, é eurovisiva, tem uma letra decente (ao contrário de “Popular”) e, conjugada com uma grande apresentação em palco pode surpreender pela positiva. Nota para a coreografia que deve ser melhorada e à qual devem retirar os movimentos estranhos do corpo da canção (não do refrão), movimentos estes que dão ao intérprete todo um ar “esquisito”… Não estou à espera de uma vitória por parte da Noruega mas, por mim, merece-o.

12 pontos

Gil Silva: Não acho esta música demasiado boa para alcançar um óptimo lugar porém a passagem à final é quase certa e se Tooji defender bem o seu tema com certeza será merecedor disso. É de realçar que para uma música deste género o instrumental é muito bom

8 pontos

Guilherme Santos: A Noruega segue uma linha que não me é estranha. No entanto, embora considere que esse possa ser um fator penalizador, na minha opinião, a Noruega tem, em 2012, algo melhor do que a Suécia, em 2011.

4 pontos

Nuno Carrilho: A Noruega tende a apostar naquilo que não é dela! Depois de o ano passado o tema norueguês ter fortes raízes africanas, este ano inspirou-se no Médio Oriente. Mas ao menos apostou bem! Será decerto um dos finalistas, pela energia contagiante que transmite, mas sofrerá o efeito russo do ano passado: muito bem classificado pelo público e pouco pontuado pelo júri! Mesmo assim, boa aposta norueguesa!

8 pontos

Patrícia Gargaté: A Noruega trás mas uma excelente canção que ainda assim tem tudo menos carácter Norueguês. Apesar desse pequeno pormenor é uma boa canção, com grande potencial. A performance é muito comparada com a da Suécia no ano passado contudo eu não vejo assim tantas semelhanças ou pelo menos assim tão relevantes. São musicas diferentes mas se compararmos o Tooji ficaria muito à frente.

10 pontos

Paulo Morais: Assim à primeira vista pensei na Suécia do ano passado, mas prefiro este Stay do que o Popular. Gosto deste tema pop, que pisca o olho a todo o público, desde os nórdicos, aos mediterrânicos, desde as mães às filhas. Penso que estará na final.

10 pontos

Pedro Sá: Um perfeito pavor. Completamente ultrapassada. Regressem ao passado por favor e voltem a deixar esta canção em 2006 de onde nunca deveria ter saído.

0 pontos

Sânio Silva: “Stay” é uma tema forte e cativante, sem dúvidas um dos melhores pops da edição. O arranjo é poderoso, o refrão é envolvente, e o ouvinte é praticamente obrigado a cantar. É difícil não querer ouvir a música mais uma vez, mas a apresentação deixa bastante a desejar. A coreografia é básica, o número é bastante simples, e para destacar a música Tooji vai precisar de fazer algo mais interessante no palco. Não deve ter problemas para se classificar, mas precisa de uma grande melhora para alcançar um top 10.

8 pontos

Total: 82 pontos

Sem comentários