Olhares sobre o ESC2012: Macedónia

Intérprete(s): Kaliopi
Tema: Crno i Belo



André Marques: E mais uma vez este país não acerta. Mas eles lá continuam a tentar...

2 pontos

Diogo Canudo: “Crno I Belo” apresenta-nos uma fusão entre balada e pop/rock, que não surte o efeito esperado. Parece que, quando acabo de ouvir a música, falta algo, um desfecho poderoso, talvez. O melhor desta proposta é mesmo a cantora, que tem uma voz completamente perfeita e intensa. Mais uma vez a Macedónia ficará pela semifinal.

3 pontos

Eurico Alves: O início do costume com uma sonoridade interessante. É difícil ser uma canção cativante ao começar de uma forma tão banal e depois ficar semi-intessante... Não gosto desta voz nasalada nem do facto da letra não ser em inglês (só teria a ganhar). Ao ouvir apenas parte do refrão é natural que se fique curioso e se goste, mas o corpo da canção estraga tudo. Duvido que passe à final.

2 pontos

Gil Silva: Não sendo das minhas músicas preferidas considero que a Macedónia poderá ser uma surpresa nesta semifinal. O instrumental de “Crno i Belo” é bom contudo não gosto muito da voz de Kaliopi.

5 pontos

Guilherme Santos: Eu gosto da voz da intérprete. Apesar desta não ser uma canção fácil de penetrar no ouvido, à primeira audição, entendo que a composição é fantástica.
Gosto da voz, da interpretação e do corpo musical, no seu conjunto. É uma boa canção e, se a minha decisão contasse, esta canção passava à final.

5 pontos

Nuno Carrilho: A Macedónia traz o tema mais interessante de toda a edição. Gosto bastante do tema, porém a passagem à final poderá não acontecer. Cantar a seguir ao tema sérvio, no início do certame e devido à presença de muitos ex-jugoslavos, poderá complicar a vida a Kaliopi. Mas de qualquer maneira, um dos melhores temas do ano!

10 pontos

Patrícia Gargaté: Adoro as capacidades vocais da cantora e a música no seu todo. O instrumental em jeito de balada no início complementa a sonoridade rock, uma boa aposta por parte de Macedónia, ainda que pouco eurovisiva e sendo assim não lhe vejo grande futuro no festival, apesar de considerar a “Crno i Belo” uma canção que merecia pelo menos uma passagem à final, vou tentar acreditar.

10 pontos

Paulo Morais: Aqui chega a experiente Kaliopi numa bela canção diferente que me agrada muito. Gosto da sua voz, da melodia e até do gritinho ali pelo meio. Acho que vai ser uma finalista, embora às vezes pense que se vai perder neste embate, talvez 11/13 na classificação da semi.

8 pontos

Pedro Sá: Simplesmente horrível. Não há um acorde que se aproveite. E para piorar faz-me lembrar o total assassínio que a Eslovénia fez em 2005 ao transformar uma poderosa balada numa reles imitação de Nightwish.

0 pontos

Sânio Silva: Kaliopi é uma artista bastante versátil, mas dentro dos seus vários estilos o rock não é o melhor. “Crno i Belo” começa como uma balada ao piano, mas logo se torna num forte rock regado de instrumentos de cordas. É uma canção envolvente e de impacto, mas um pouco antiquada, e deve acabar por se perder frente a outras do género. Mesmo sendo mediana, é um tema respeitável, que cresce bastante ao vivo. Podemos esperar uma grande performance dos macedónios, mas uma passagem será difícil.

7 pontos

Total: 52 pontos

1 comentário:

  1. Adorei , nao precebo nada desta cultura e lingua , mas li os comentarios e um deles disseram que mais uma vez n acertam :o , olhem Portugal , alguma vez acertou ? :o eu tou na França e os meu voto nao vai para Portugal , mas sim para a FYR MACEDONIA !

    12 pontos

    ResponderEliminar