Olhares sobre o ESC2012: Roménia

Intérprete(s): Mandinga
Tema: Zaleilah



André Marques: A Roménia fez uma escolha muito inteligente. Ritmos latinos com uma letra orelhuda está na moda e este país quer aproveitar esta onda. A Roménia já tem 24 pontos garantidos na final: os 12 habituais da Moldávia e 12 de Espanha.

8 pontos

Diogo Canudo: Mais uma pimbalhada este ano (muito ao estilo de “Ai Se Te Eu Pego”, de Michel Teló), que no meio de tanto “lixo” e baladas, surpreende pela sua alegria. “Zaleilah” pode não ser a melhor proposta que a Roménia levou à Eurovisão, mas que marca pela frescura, pela diferença, lá isso marca. Mandinga é competente vocalmente e apresenta um belo espetáculo ao telespectador. Ficará a meio da tabela na final.

8 pontos

Eurico Alves: Compreendo a estratégia inteligente da Roménia mas se há instrumento que me irrita profundamente é o acordeão. A canção é melódica e consegue ter o seu quê de originalidade tendo em conta o ESC deste ano. Ritmo quente que deixará muita gente satisfeita, daí eu entender que a passagem à final deve estar mais do que garantida, assim como uma boa classificação na mesma. A apresentação em palco poderá surpreender e talvez me venha a fazer mudar de ideias, mas, para já:

6 pontos

Gil Silva: A Roménia aposta num ritmo que está na moda e irá ganhar bastantes pontos com isso. Não é de longe o tipo de música que me agrada mas admito que já dou por a cantarolar o refrão. O grupo cubano/romeno Mandinga levará ao palco algo bastante descontraído e animado e sem dúvida que sairá bem classificado.

7 pontos

Guilherme Santos: A Roménia deixa-me confuso e com a cabeça à roda. É uma canção de festa, dá para dançar, deixa-nos bem dispostos... será que é uma canção para este Festival? Eu acho que sim. Não há - penso eu - um modelo definido para as canções que devem participar num festival com estas características. No ESC já vimos de tudo... ou quase tudo. Eu não gosto da canção romena, mas consigo bater o pé e sorrir.

4 pontos

Nuno Carrilho: A Roménia perdeu o interesse na Eurovisão e não quer mesmo ganhar o certame! A escolha do ano passado era insonsa, mas a deste ano, é mesmo sem sal! Deverá passar à final, devido ao televoto, e também por se encontrar nesta semifinal. Paula Seling e Ovi voltem por favor!

3 pontos

Patrícia Gargaté: Zaleilah tem bons ritmos, contagiantes. Acredito que esta canção conquiste a europa mas não a mim. Mais uma canção que não acrescenta grande novidade ao festival, desde a utilização de várias línguas ao instrumental pop dance pouco variado, remetendo para algo já ouvido. Contudo tenho consciência que esta é uma fórmula de sucesso e que tem um lugar quase certo na final do Festival.

4 pontos

Paulo Morais: Mandinga ao ataque com uma canção ritmada e orelhuda com muito espanhol pelo meio, olé! Hmmm mas ao vivo não sei não…mas é a Roménia e a final é logo ali...

7 pontos

Pedro Sá: O início faz lembrar “My Galileo”. Depois entramos no típico dance romeno com acordeões e tal. Absolutamente contemporâneo, e totalmente adequado a uma discoteca na praia. Não podemos excluir que venha a ser um hit no verão por toda a Europa.

3 pontos

Sânio Silva: Um ritmo forte, com elementos folclóricos, muitos bem apresentado por um grupo bastante experiente. É um som impactante e envolvente, com um arranjo folclórico que costuma ser bem recebido pela audiência do ESC. Não é uma composição muito conceitual, é realmente voltada para o grande público, e isso pode prejudicar os romenos na votação do júri.

7 pontos

Total: 57 pontos

2 comentários:

  1. Odeio esta música, brejeira.

    ResponderEliminar
  2. Se isto fosse cantado pela aquela...Inna??? Já toda a gente achava piada e era uma óptima musica...como é só mais uma banda "mais ou menos" desconhecida...já é pimba ;)

    ResponderEliminar