Olhares sobre o ESC2012: Montenegro

Intérprete(s): Rambo Amadeus
Tema: Euro Neuro



André Marques: Esta música tem uma mensagem que é necessário compreender. Rambo Amadeus está a fazer crítica social e é nesse contexto que esta música tem de ser entendida. É natural que “Euro Neuro” não seja percebida à primeira. Não o está a ser pelos eurofãs e não o será pelos espectadores europeus. É fácil prever o que irá acontecer ao Montenegro: ficar nos últimos lugares da primeira semifinal.

2 pontos

Diogo Canudo: Nem sei se posso considerar “Euro Neuro” como música, prefiro “lixo musical”. Rambo Amadeus pode ser um grande artista, mas músico (de certeza) que não é. Talvez o melhor desta proposta seja a letra que refere-se à instabilidade económica presente na Europa; porém não salva a fraca qualidade. Se for feita justiça, o último lugar da primeira semifinal será entregue a este senhor.

0 pontos

Eurico Alves: No comments… Como é que o Montenegro quer passar à final se não faz nada por isso? Eu bem que queria poder comentar a canção mas acho sinceramente que isto não tem ponta por onde se lhe pegue…

0 pontos

Gil Silva: Música difícil de gostar à primeira audição e só isso já é um grande ponto negativo para a música de Rambo Amadeus que apesar de apresentar uma música com uma boa mensagem levará Montenegro a ficar-se mais uma vez pela semifinal. Uma abertura muito fraca desta edição do Festival Eurovisão da Canção.

2 pontos

Guilherme Santos: Esta é uma canção que, por mais graça que possa ter, a mim não me diz rigorosamente nada. Apesar de conseguir entender a ideia que norteia este tema, enquanto ouvinte e só mesmo nessa perspectiva, não consigo gostar nem um pouco deste tema.
Na minha opinião, é um tema cansativo, animado apenas pela imagem do intérprete, e nada mais.

0 pontos

Nuno Carrilho: E este ano o ESC começa com … uma bela porcaria. Não consigo encontrar um único ponto positivo no tema de Montenegro! Ficará pela semifinal e muito dificilmente sairá do último lugar com 0pontos. Pior tema do ano!

0 pontos

Patrícia Gargaté: Provavelmente será das canções mais polémicas e surpreendentes neste festival, seja pela positiva ou pela negativa. Euro Neuro tem uma letra razoável, em tom de ironia aliada a uma péssima prestação vocal e algumas boas partes no seu instrumental. Não tem grandes hipóteses de resultar em palco, o que faz com que seja menos possível uma ida à grande final, contudo não nos podemos enganar, pode tornar-se numa boa surpresa. Como todos sabemos o festival não é apenas música mas também performance.

4 pontos

Paulo Morais: Rambo Amadeus tem o privilégio de abrir o concurso deste ano e que dizer deste regresso? Pois é difícil, porque é uma canção inimaginável nada eurovisiva. Pessoalmente até me agrada, mas não o suficiente para votar uma única vez nela, se pudesse! Prevejo uma má classificação para este país, talvez até o último lugar da sua semi.

2 pontos

Pedro Sá: Bem, isto é diferente de tudo o que já vimos na Eurovisão. Eu contava com algo de muito pior. Mas o último minuto é uma tortura - tudo continua na mesma, sempre igual. Espero que os júris não achem isto muito criativo e tal.

0 pontos

Sânio Silva: Ao contrário do que muitos pensam, O Montenegro pode ser um forte candidato a chegar a final. Apesar de um pouco assustadora, “Euro-neuro” é uma proposta interessante e muito bem produzida, devendo agradar a alguma parte do público e do júri, principalmente pela sua mensagem. Não é uma canção comercial, mas tem o seu encanto justamente por ser diferente de tudo já visto. Rambo Amadeus é um nome conhecido na região da ex-Jugoslávia, e mesmo não tendo vizinhos na sua semifinal, pode contar com votos da diáspora.

7 pontos

Total: 17 pontos

2 comentários:

  1. Tenho de concordar absolutamnte com a última opinião! Rambo Amadeus leva um 100 por cento pela criatividade e outros 100 por cento pela originalidade! A Eurovisão tem de enriquecer mais em géneros músicas e porque não com uma música de intervenção (ainda que um pouco ridicula, como esta?)

    8 pts

    ResponderEliminar