Olhares sobre o ESC2012: Islândia

Intérprete(s): Gréta Salóme & Jónsi
Tema: Never Forget



André Marques: Fico sempre fascinado pela competência dos islandeses e pela forma séria como encaram o Festival. Pegaram numa música boa e com chances razoáveis no ESC para lhe dar uma nova roupagem e uma tradução que a transformaram, a meu ver, numa das melhores e mais fortes canções deste ano. Se a atuação souber potenciar os pontos fortes da canção então vejo aqui um possível top 5 na final.

10 pontos

Diogo Canudo: Apesar de preferir a proposta em islandês, admito que “Never Forget” ficou igualmente boa em inglês. Instrumentalmente, talvez tenha uma das melhores produções musicais para a Eurovisão; mas que, quando chega ao final, sabe-me a pouco. Espero uma grande presença em palco dos cantores e uma conciliação perfeita vocalmente (como já é habitual deste duo). Deverá passar à final (e ainda bem)!

8 pontos

Eurico Alves: Canção poderosa e melódica. O refrão é um pouco básico mas o instrumental compensa muitas lacunas que possam existir embora o constante uníssono em que os intérpretes cantam seja dispensável; caso leiam isto (é claro que vão ler) aconselho a que dividam melhor a letra entre vós! Originalidade é o que se quer e a Islândia sabe surpreender! Mas agora a parte má: soube reconhecer as partes favoráveis da canção, mas ficaria muito triste se não houvesse melhor a concurso. Este género não me agrada e diria até que já está um pouco ultrapassado…

3 pontos


Gil Silva: A Islândia traz novamente ao ESC uma música com grande potencial. Excelente sonoridade juntamente com duas vozes magnificas sem dúvida que Never Forget é das melhores músicas desta semi-final. Por gosto pessoal prefiro que os países levem as musicas na língua materna e inevitavelmente preferia a primeira versão da música contudo continuo a achar que é uma grande candidata ao top 10 final.

10 pontos

Guilherme Santos: A Islândia, este ano, volta a não me surpreender. Não encontro novidade na canção... mas também não sei se é isso que se pretende. Compraria um CD por causa desta música? A resposta é “não”.

0 pontos

Nuno Carrilho: Depois da tempestade vem a bonança, e depois da porcaria vem um maravilhoso tema! A Islândia volta a apostar forte na sua representação e leva a Baku, na minha opinião, um dos melhores temas da edição. A versão em inglês é bem mais empolgante do que a versão em islandês! Tem tudo para vingar no ESC e será um dos finalistas, podendo bem lutar por um top 5 na Final.

12 pontos

Patrícia Gargaté: Never Forget tem um instrumental muito poderoso e a letra em inglês conseguiu ser quase tão harmoniosa como a letra em islandês. A dupla Gréta Salóme & Jónsi está de parabéns quando a prestação vocal contudo espero que transformem o palco da Eurovisão em algo místico e bem envolvente, pois a meu ver esta é uma canção que depende da performance para decidir o seu futuro no festival, com grandes chances.

7 pontos

Paulo Morais: Aqui vem um belo duo das terras frias do norte e trazem consigo uma bela canção que deveria ser cantada na sua língua original, mas mesmo assim ela contem todos os elementos para cativar e a catapultar para a final. Se cantassem em inlandês, daria-lhes a pontuação máxima.

10 pontos

Pedro Sá: O regresso da Hanna Pakarinen, a sonoridade é semelhante. Isto é bom mas anda a ser definitivamente sobreavaliado pelos fãs. Passará à final facilmente porque algumas canções são mesmo más e o voto dos fãs tem imenso peso nas meias-finais.

4 pontos

Sânio Silva: A canção é uma grande favorita dos fãs, o que não é nenhuma surpresa já que existem vários elementos que costumam agradar àqueles que seguem o ESC. Mesmo estando longe de ser barata, a canção tem uma construção previsível e pouco original, Mas acaba se destacar por ser interpretada por um simpático casal, por ter elementos étnicos, e principalmente por um belíssimo solo de violino. É uma fórmula que costuma funcionar no ESC e, pelo menos, a vaga na final deve estar garantida mais uma vez aos islandeses.

8 pontos

Total: 72 pontos

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Vejo muita gente a pontuar bem a Islândia... Pessoalmente acho que a canção está bem produzida mas não é nada de especial... Ao vivo vai mostrar todas as suas debilidades ao ponto de achar que tem o apuramento para a final em risco.

    ResponderEliminar
  3. A Islândia tem sempre grandes músicas e é claro que merece ter o seu lugar na final pela seriedade com que leva o concurso e a qualidade das suas participações. A canção é mágica e ao vivo funciona bastante bem. De facto, o final sabe a pouco.

    ResponderEliminar
  4. A Islândia merecia muito mais !

    ResponderEliminar
  5. Esta música pode até passar a semi-final mas dificilmente chegará ao top 10 na final.

    ResponderEliminar
  6. Um dos candidatos a vitoria no ESC

    ResponderEliminar
  7. Isto sim é música... Minha favorita desde que saiu. Hajam musicas assim no esc, bem são precisas... Pois actualmente escasseiam! A propósito, Eurico Alves, a música nunca é cantada em uníssono, mas a duas vozes.....

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo,
    A canção é cantada a 2 vozes que o fazem em uníssono, ou seja, cantam ambos no mesmo tom (no mesmo ou oitavado, no caso da voz feminina).

    ResponderEliminar