Olhares sobre o ESC2012: Albânia

Intérprete(s): Rona Nishliu
Tema: Suus



André Marques: Quanto ao vídeo, está absolutamente fantástico. Quanto à música, a questão é: irão os europeus emocionar-se ou achar que é gritaria a mais?

6 pontos

Diogo Canudo: Apesar de não gostar minimamente deste tema, tenho a consciência que “Suus” tem um dos melhores instrumentais deste ano. A voz de Rona é excelente, tal como a sua interpretação desesperada e gritante. Os gritos persistentes podem ser demasiado exagerados, mas oferecem mais emoção ao tema. Não impressiona, não enche os olhos, mas que tem uma qualidade exacerbada, lá isso tem. Acredito que passe à final (com muita ajuda do júri).

5 pontos

Eurico Alves: Balada sentida mas um pouco secante embora não me possa esquecer da grande voz da intérprete. A canção faz arrepiar e é um grande exemplo da palavra “qualidade” se bem que acho que o instrumental devia ser reforçado para tornar tudo mais “cheio”. Provavelmente irá passar à final, mas tudo depende das pessoas que poderão ficar arrepiadas e adorar ou então fartarem-se e mudar de canal! Quanto aos júris, prevejo que esta será uma das mais votadas por eles, mas por mim, tendo em conta que não gosto muito deste género de baladas e sabendo que há outras (não só baladas) bem melhores a concurso:

5 pontos

Gil Silva: Música bastante difícil de gostar e penso que será uma grande incógnita a sua passagem à final, se por um lado penso que poderá brilhar e agradar muita gente por outro muitos poderão sofrer dos ouvidos. A música tem bastante qualidade mas não gosto de tanta gritaria.

5 pontos

Guilherme Santos: Sobre a Albânia não consigo tecer grandes comentários. É um país pelo qual nutro uma grande simpatia, mas, em relação à sua participação, este ano, no festival, é só isso. A Albânia tem sido capaz de fazer mais e melhor, mas como devemos focar-nos na competição de 2012... para a Albânia vão os meus:

2 pontos

Nuno Carrilho: O tema mais interessante deste ano! A Albânia continua a surpreender e a traz fortes temas para o palco eurovisivo. Para mim, é um dos temas mais interessantes da edição, mas não sei se o público vai achar o mesmo! A prestação em palco irá ser determinante para a passagem, apesar de achar que esta está praticamente garantida!

10 pontos

Patrícia Gargaté: Suus é uma música lindissima que é conjugada comuma excelente voz, vejo-a perfeitamente na final do concurso. Rona é uma cantora com uma presença em palco muito forte, como se viu no Festivali i Këngës, contudo deve ter algum cuidado na dramatização da música (gestos e expressividade vocal), alguma contenção torna a canção bem mais sublime. De resto é uma canção irrepreendivel, muito boa escolha por parte da Albânia.

10 pontos

Paulo Morais: Ao ouvir Suus causa-me uma certa melancolia, nem sei bem porquê, mas acho esta canção lindíssima. É para mim uma das melhores a concurso e tem a seu favor ser cantada na sua língua. Não sei se irá agradar ao público em geral, mas a mim agrada-me e muito, daí os meus:

12 pontos

Pedro Sá: No FiK era uma balada razoável. Com as mudanças habituais, tornou-se uma masterpiece. Fabuloso. Felizmente vejo um dos meus países preferidos no ESC enviar esta canção fortíssima.

6 pontos

Sânio Silva: Bastante drama na melodia, é um choro de dor e sofrimento. “Suus” é uma das melhores composições da semifinal, brilhantemente interpretada por Rona Nishlu. É uma balada dramática, com um arranjo fantástico, e toda a emoção é muito bem transmitida pela cantora - muitos podem até chorar ao vê-la no palco. Deve ser favorecida pelos jurados, mas talvez o televoto ponha em risco sua classificação.

8 pontos

Total: 69 pontos

3 comentários:

  1. Música (?) horrível. Gritaria e mais gritaria.

    0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. bora lá Sanio, toca a dar mais pontos nos procimos dias

    ResponderEliminar
  3. Esta música vai surpreender... E tenho dito! ;)

    ResponderEliminar